Médicos cubanos afirmam estar prontos para desafios da atenção básica em áreas pobres do país
Mais 16 médicos do Programa Federal Mais Médicos chegaram a Campo Grande ontem para uma capacitação de dois dias antes de assumirem seus pontos no interior e na periferia da Capital. Destes 14 são cubanos e dois são brasileiros. Acostumados a trabalharem com poucos recursos e em situações extrema, os cubanos afirmam estarem preparados para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais 16 médicos do Programa Federal Mais Médicos chegaram a Campo Grande ontem para uma capacitação de dois dias antes de assumirem seus pontos no interior e na periferia da Capital. Destes 14 são cubanos e dois são brasileiros.
Acostumados a trabalharem com poucos recursos e em situações extrema, os cubanos afirmam estarem preparados para as adversidades que possam vir enfrentar. “Em Cuba temos médicos para toda a população. Não falta atendimento, 100% da população está coberta. Mas, os recursos são poucos. A situação do que iremos enfrentar aqui não é diferente da de lá. Por isso, não teremos problema”, disse a médica Yanet Marquez Vinent.
A colega Letícia de La Caridade Perez Fernandez, 49 anos, enfatizou, que eles (os médicos cubanos), sabem que irão para lugares pobres e de pouco recursos, mas que é exatamente nestes lugares que é preciso a atenção primária da saúde.
Também de Cuba, Líbia Esther Hernandez, 43 anos, disse que todos estão muito ansiosos para começar a trabalhar e que a expectativa maior é levar medicina a todos. “Estamos muito ansiosos. Queremos trabalhar e levar a atenção básica a população”, explicou.
Capacitação e Atendimento
O cronograma de capacitação sobre as atividades médicas do Estado segue até amanhã. As atividades que irão mostrar aos profissionais a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a história do Estado estão sendo coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. Logo após esse período, eles partem para as cidades selecionadas para a segunda etapa do programa.
Corumbá, Campo Grande, Bela Vista, Mundo Novo, Tacuru, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Caracol e Coronel Sapucaia receberão os profissionais até o dia 1º de novembro, onde passarão por nova capacitação e iniciarão os trabalhos nas unidades a partir do dia 4 de novembro.
Além destes 19 profissionais, ao todo está previsto para virem a Mato Grosso do Sul 243 médicos inscritos no programa Mais Médicos que pretende ter ao menos um médico em 100% municípios do Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.