Mais uma propriedade rural é invadida em MS

Cerca de 15 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá invadiram, por volta do meio dia desta quinta-feira (17), o Sítio São Marcos, em Japorã, distante a 477 km de Campo Grande. Na propriedade, de 155 hectares, são produzidos soja e outros grãos. Segundo o arrendatário Marcos Roberto Weber, por volta das 13 horas funcionários informaram que os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 15 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá invadiram, por volta do meio dia desta quinta-feira (17), o Sítio São Marcos, em Japorã, distante a 477 km de Campo Grande. Na propriedade, de 155 hectares, são produzidos soja e outros grãos.

Segundo o arrendatário Marcos Roberto Weber, por volta das 13 horas funcionários informaram que os indígenas haviam entrado na propriedade e acampado no local. Ao chegar na área, Weber constatou que havia cerca de 15 pessoas, sendo duas crianças, moradores da aldeia Porto Lindo, vizinha à propriedade. Os indígenas portavam armas brancas, como facões. Segundo o produtor, os invasores exigiram a presença da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Hoje (18), a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) vai se reunir com produtores rurais da região de Iguatemi para tratar das invasões indígenas na região.

Esta é a 71° propriedade rural invadida por indígenas em Mato Grosso do Sul. Apesar do acordo firmado entre indígenas e produtores rurais em junho deste ano com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de cessar as invasões para que uma solução concreta fosse apresentada pelo Governo Federal, 15 novas áreas privadas foram tomadas desde então.

Conteúdos relacionados