Mais de 21 mil fizeram portabilidade este ano em MS; mas como descobrir qual operadora?
A portabilidade permite a transferência de operadora de telefonia, mantendo a mesmo número de linha. Mas com tanta opção de portabilidade, como descobrir a qual operadora pertence o número para o qual você está chamando?
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A portabilidade permite a transferência de operadora de telefonia, mantendo a mesmo número de linha. Mas com tanta opção de portabilidade, como descobrir a qual operadora pertence o número para o qual você está chamando?
Só nos primeiros seis meses deste ano foram feitas 21.762 efetivações de portabilidade numérica de telefones em Mato Grosso do Sul. Destas transferências, 10.588 (48,65%) partiram de assinantes do serviço fixo e 11.174 (51,34%) de usuários da telefonia móvel.
A portabilidade permite a transferência de operadora de telefonia, mantendo a mesmo número de linha. Em todo o Brasil mais de 2 milhões fizeram a troca de janeiro a junho deste ano, sendo 1,22 milhão (58%) para usuários de telefones móveis e 888 mil (42%) para fixo.
Os dados são da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade administradora do serviço no Brasil, autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O serviço começou em Mato Grosso do Sul em setembro de 2008 e, como em todo o país, só é possível portar o número dentro do mesmo serviço de telefonia fixa para a telefonia fixa ou da telefonia móvel para a telefonia móvel.
O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar. Para desistir, a Anatel dá ao usuário dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.
Mas com tanta opção de portabilidade, como descobrir a qual operadora pertence o número para o qual você está chamando?
Para isso isto alguns sites foram criados para facilitar ao usuário a não gastar todos seus os créditos ao ligar para um número que não se sabe de qual operadora é.
Dentre eles estão o http://www.telein.com.br/Consulta-Numero, http://consultanumero.abr.net.br/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual, http://www.qualoperadora.net/.
Para solicitar a portabilidade, o usuário deve entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar; Informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual.
Há ainda que pagar a taxa da portabilidade à nova prestadora, que poderá isentá-lo de pagamento. A Anatel fixou em R$ 4,00 o valor máximo que poderá ser cobrado do usuário pela portabilidade numérica.
No portal www.anatel.gov.br está disponível a cartilha Perguntas mais Freqüentes sobre Portabilidade Numérica.
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