Livro afirma que equipe de Obama pensou em substituir Biden por Hillary
A equipe de campanha de Barack Obama analisou a ideia de propor Hillary Clinton como companheira de chapa do presidente, ao invés do vice-presidente Joe Biden, nas eleições de 2012, afirma o livro Double Down, que teve trechos divulgados à imprensa. Altos funcionários da Casa Branca atuais e do passado afirmaram, no entanto, depois da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A equipe de campanha de Barack Obama analisou a ideia de propor Hillary Clinton como companheira de chapa do presidente, ao invés do vice-presidente Joe Biden, nas eleições de 2012, afirma o livro Double Down, que teve trechos divulgados à imprensa.
Altos funcionários da Casa Branca atuais e do passado afirmaram, no entanto, depois da divulgação dos trechos do livro que ainda será lançado, que Obama jamais considerou seriamente a possibilidade de afastar Biden.
Elaborado por Mark Halperin e John Heilemann, dois jornalistas que em 2010 publicaram o bem-sucedido livro Virada no jogo (Game Chang”) sobre a campanha presidencial americana de 2008, Double Down, que deve chegar às livrarias na próxima terça, assegura que, no final de 2011, a equipe de Obama estudou estratégia para aumentar as possibilidades do candidato democrata, então com a popularidade muito em baixa.
Por isso, submeteu a chapa Obama-Hillary à consideração de grupos de eleitores, mas as análises realizadas posteriormente revelaram que a inclusão da ex-secretária de Estado, muito popular, não seria decisiva, enfatizou o jornal New York Times, citando o livro.
William Daley, ex-secretário-geral da Casa Branca, que teria sido uma das pessoas a analisar esta opção, afirmou nesta sexta-feira à CBS que “em momento algum houve uma discussão séria a respeito de substituir Joe Biden”.
Segundo ele, as revelações do novo livro “são um pouco exageradas”.
“O que importa é que sei perfeitamente que o presidente Obama nunca pensou nisso, nunca considerou a ideia. O vice-presidente é seu companheiro desde 2008, é um excelente sócio de governo e um excelente sócio de campanha”, afirmou, por sua vez, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, falando à CNN.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.