Jogo da seleção eleva em 180% a audiência da Globo na manhã de sábado

A TV Globo teve muitos motivos para celebrar a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul no último sábado. A transmissão do amistoso rendeu 14 pontos de média à emissora carioca no Ibope, resultado que representa um incremento de 180% em relação à média do canal no horário. O amistoso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A TV Globo teve muitos motivos para celebrar a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul no último sábado. A transmissão do amistoso rendeu 14 pontos de média à emissora carioca no Ibope, resultado que representa um incremento de 180% em relação à média do canal no horário.

O amistoso do Brasil foi realizado em Seul, na Coreia do Sul, e começou às 8h (horário de Brasília). Nessa faixa, a Globo costuma registrar média de cinco pontos no Ibope.

No sábado, a emissora carioca ainda teve 46% de participação no número de televisores ligados. A Globo foi líder absoluta no horário do jogo da seleção – o SBT teve quatro pontos nessa faixa, e a Record, terceira colocada, anotou três.

O resultado ratifica o bom momento da seleção brasileira de futebol como atração televisiva. O time comandado por Luiz Felipe Scolari disputou quatro amistosos desde o término da Copa das Confederações, e todos aumentaram a média de audiência da Globo nos horários em que foram exibidos.

A decisão da Copa das Confederações – vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Espanha – registrou 34 pontos no Ibope, maior audiência da Globo com futebol em 2013. Desde então, o Brasil venceu Suíça (18 pontos), Austrália (17,3 pontos) e Portugal (29 pontos).

O jogo contra a Coreia do Sul, porém, foi o primeiro dessa lista que ocorreu de manhã. O Brasil não fazia um amistoso na faixa matutina de um sábado desde maio de 2012, quando bateu a Dinamarca por 3 a 1 e rendeu 12,3 pontos à Globo.

A comparação entre os dois duelos mostra o crescimento do interesse despertado pela seleção brasileira. Em 2012, a equipe nacional ainda era comandada por Mano Menezes, estava em preparação para os Jogos Olímpicos e não contou com Neymar. A vitória sobre a Dinamarca começou às 10h de um sábado, duas horas mais tarde do que o triunfo diante da Coreia do Sul, e ainda assim teve menos audiência.

NBA não empolga

Se a seleção brasileira serviu para turbinar a audiência da Globo no fim de semana, a NBA não teve o mesmo impacto no sábado da Rede TV!. A emissora mostrou ao vivo o primeiro jogo da liga profissional de basquete dos Estados Unidos realizado em solo brasileiro, mas obteve apenas um ponto no Ibope.

A Rede TV! ainda registrou 1,2% de participação entre os televisores ligados no sábado à tarde. O canal paulista ficou em quinto lugar com a exibição da NBA, atrás de Globo (20 pontos), Record (sete), SBT (cinco) e Bandeirantes (três).

Cada ponto no Ibope corresponde a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados consideram apenas os resultados da Grande São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.

Conteúdos relacionados