Nenhum membro da comunidade indígena participa da reunião convocada pela Polícia Federal com o objetivo de evitar conflitos na região da Fazenda Califórnia, na divisa entre Sete Quedas e Paranhos. Os indígenas não representados na reunião por membros da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

Segundo a classe produtora, a FUNAI alega que é tradição indígena enterrar seus mortos no local onde morrem, informação essa classificada como “mentirosa”, já que em todas as aldeias da região, inclusive na Aldeia Paraguassu, existem cemitérios específicos, onde os índios mortos na comunidade e fora dela são levados e sepultados.

Para os produtores, o fato de se querer enterrar o indígena dentro da propriedade rural, tem por objetivo fomentar futuras invasões da propriedade.

Nesse momento a reunião, que é realizada na Câmara Municipal de Paranhos, acontece a portas fechadas, apenas com a presença dos proprietários da propriedade rural, representantes da PF, da FUNAI e do Ministério Público Federal.

Também está sendo aguardada no local a chegada de um Procurador da República do MPF de Ponta Porã, para participar da reunião.

Na propriedade rural, seguranças estariam a postos com o objetivo de impedir a entrada dos indígenas. O clima é bastante tenso na região.