Incêndio de grandes proporções atinge prédio no centro de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio no centro de São Paulo, na esquina da avenida Ipiranga com a rua do Boticário, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o tenente-coronel Correa Leite, do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em uma academia dentro de um prédio comercial. Um edifício residencial ao lado, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio no centro de São Paulo, na esquina da avenida Ipiranga com a rua do Boticário, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o tenente-coronel Correa Leite, do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em uma academia dentro de um prédio comercial. Um edifício residencial ao lado, com 25 andares, foi afetado pelas fumaça tóxica.

Segundo informações do coronel Roberto Rensi Cunha, dos bombeiros, pelo menos 30 vítimas foram socorridas por equipes no local e encaminhadas para hospitais como o Pronto-Socorro da Santa Casa, Hospital Vergueiro e Instituto da Criança. Uma das vítimas, um idoso de origem oriental, teve queimaduras de segundo grau.

“Esse foi um caso emblemático desta ocorrência. Um senhor com queimadura de segundo grau, das vias aéreas, relutava em deixar o apartamento. Era um chinês, com dificuldade de idioma. Ele foi socorrido para a Santa Casa”, disse o coronel Rensi.

Segundo a corporação, o primeiro chamado para a ocorrência foi feito à 1h04. Ao menos 45 viaturas se deslocaram para o local.

Irregularidades

Em entrevista ao Bom Dia SP, o coronel Roberto Rensi Cunha informou que o trabalho do Corpo de Bombeiros no prédio comercial da academia foi prejudicado por irregularidades. “Quando chegamos, vimos que as portas corta-fogo estavam trancadas, o que é irregular. Nos deram um molho de chaves e tivemos que abrir as portas, o que dificultou o nosso trabalho”, falou.

Ainda segundo o coronel, as chamas foram intensificadas em três pavimentos por causa de outra irregularidade: a presença de gás GLP em botijões. “É proibido o uso de botijões nesse tipo de apartamentos, a não ser em áreas externas. A presença de GLP potencializou as chamas”, disse.

Ainda segundo o oficial, a academia de ginástica estava irregular, já que os bombeiros haviam pedido alterações no projeto. “Nós solicitamos que o projeto fosse substituído, mas isso não foi feito”, disse. O estabelecimento foi reformado recentemente, segundo os bombeiros. No local, funcionava um cinema antigo.

Interdições

A operação causou a interdição do sentido centro da avenida Rio Branco junto à rua dos Timbiras e, no sentido bairro, junto à rua Antonio de Godói. Já na avenida Ipiranga, a interdição ocorre em ambas as pistas, junto à avenida Cásper Líbero.

A Defesa Civil também foi acionada e acompanha o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 146 apartamentos, em dois prédios, foram interditados por problemas estruturais e na parte elétrica. Três lojas que funcionam no local também foram lacradas.

No início da manhã, os bombeiros realizavam a parte final de rescaldo do incêndio. As causas ainda serão investigadas pela Polícia Civil.

Conteúdos relacionados