Guardas Municipais de Ponta Porã recebem treinamento da PM
Nesta terça-feira, dia 8, o prefeito Ludimar Novais (PPS), acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, conversou com os 80 alunos do curso de formação de guarda civil que está sendo ministrado pelos oficiais da Polícia Militar dentro do 4º Batalhão de Ponta Porã. A aula inaugural contou com a presença do secretário […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta terça-feira, dia 8, o prefeito Ludimar Novais (PPS), acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, conversou com os 80 alunos do curso de formação de guarda civil que está sendo ministrado pelos oficiais da Polícia Militar dentro do 4º Batalhão de Ponta Porã. A aula inaugural contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini.
Durante conversa com os alunos que estão fazendo o curso para exercerem o cargo de Guarda Civil de Ponta Porã, o prefeito Ludimar agradeceu o empenho de todos os alunos que se prontificaram em colaborar com o município. “Sei que vocês estão encarando um novo desafio e estão recebendo o treinamento para que possam atuar da melhor forma tanto no trânsito como com ações preventivas de segurança”, disse.
Ludimar ressaltou o apoio que está recebendo do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), destacando também o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “O Dr. Jacini se colocou a nossa disposição, disponibilizou a estrutura da Polícia Militar para que possamos preparar nossos futuros Guardas Civis. Portanto, são instrutores altamente capacitados e que poderão transmitir os melhores conhecimentos para todos vocês, que devem aproveitar isso da melhor maneira possível”, destacou.
O prefeito fez questão de destacar o espírito voluntário dos alunos. “Ninguém está aqui obrigado. Isso é uma coisa bastante positiva. Vocês serão os pioneiros da Guarda de Ponta Porã, assim como hoje existem os pioneiros na Guarda Municipal de Dourados. Aqueles que incorporaram pela primeira vez, hoje estão nos postos de comando. Agradecemos todos vocês pelo apoio e empenho e ressalto mais uma vez que esse é um momento historio e que a Guarda Civil Municipal é o anseio de toda a população”, afirmou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, que participou da aula inaugural do curso de formação destacou a iniciativa do prefeito Ludimar Novais em criar em Mato Grosso do Sul a primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública e a implantar a Guarda em Ponta Porã. “Ponta Porã é a quarta cidade de Mato Grosso do Sul a contar com uma Guarda Municipal Civil. A primeira foi Dourados, depois Corumbá e Campo Grande. A segurança pública é atribuição das três esferas de governo, Estadual, Municipal e Federal e a Guarda que o prefeito Ludimar está criando têm funções específicas”, ressaltou.
Já ao se dirigir aos alunos, Jacini fez explanação sobre as funções de um Guarda Civil Municipal. Orientou sobre o trabalho preventivo e havendo alguma detenção de algum tipo de acusado de cometer delito, esse deverá ser encaminhado para a delegacia de Polícia Civil. “Então os guardas farão esse trabalho preventivo e a polícia judiciária é que continuará desempenhando da mesma forma o seu papel de instauração de inquéritos”. O secretário também abordou a questão dos presídios e da reinserção na sociedade de pessoas que foram condenadas e que pagaram suas penas.
O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, também ressaltou a iniciativa do prefeito Ludimar em implantar a Guarda Civil Municipal. “O prefeito está tomando uma atitude inovadora e corajosa para Ponta Porã. Nós, como comando da Polícia Militar, não poderíamos deixar de apoiar uma iniciativa como essa e todos os alunos receberão toda a instrução necessária para que possam aprender a real função de um Guarda Civil. Toda a estrutura para formação de soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar foi colocada à disposição do município”, ressalta.
O curso de formação terá duração de 510 horas/aulas e os 80 alunos ficarão divididos em duas turmas. Nesta terça-feira, eles receberam instrução no período da tarde do major Almeida da Polícia Militar, que é o coordenador do curso, ministrado no 4º Batalhão de Polícia Militar, que tem como comandante, o tenente-coronel Hélio Gauto Rios. O curso deverá ser encerrado no próximo mês de dezembro. O prefeito Ludimar informou que inicialmente são 80 alunos, em 2014 o município pretende abrir 50 vagas e em 2015 mais 50 vagas, totalizando 180 guardas municipais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.