Greve dos petroleiros entra no 2º dia com mais adesões, segundo sindicatos
O segundo dia da greve dos petroleiros segue sem grandes conflitos, registrando a adesão de mais profissionais e prometendo durar até pelo menos o dia do primeiro leilão do pré-sal, do campo gigante de Libra, na segunda-feira (21). Mesmo a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), que anunciava greve por apenas 24h, decidiu continuar o movimento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O segundo dia da greve dos petroleiros segue sem grandes conflitos, registrando a adesão de mais profissionais e prometendo durar até pelo menos o dia do primeiro leilão do pré-sal, do campo gigante de Libra, na segunda-feira (21).
Mesmo a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), que anunciava greve por apenas 24h, decidiu continuar o movimento e assim como a FUP (Federação Única dos Petroleiros) manterá o indicativo de braços cruzados pelo menos até o leilão. O prazo no entanto poderá ser estendido.
Além da luta contra o leilão do campo de Libra, os petroleiros estão em greve por um aumento salarial de 11,6%, contra proposta da Petrobras de ajuste de 7,68%, causas sociais, e repúdio à lei que está para ser votada no Congresso que estimula a terceirização, segundo a FUP.
EXÉRCITO CHINÊS
O coordenador da FUP, José Antonio de Moraes, criticou hoje a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o exército para garantir o leilão. A partir de domingo, parte da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, já será fechada por soldados do exército para garantir a chegada dos participantes.
“É um absurdo o governo brasileiro colocar o exército para garantir a entrega de Libra para os estrangeiros. Deveriam ter chamado logo o exército chinês”, ironizou, em referência ao modelo do leilão que atraiu empresas asiáticas estatais.
Tanto no mercado como no governo já é dada como certa uma parceria da Petrobras com as empresas chinesas CNOOC e CNPC. A empresa não comenta o assunto.
Moraes informou que petroleiros de Pernambuco aderiram hoje à greve, parando o terminal do Porto do Suape e as obras da refinaria Abreu e Lima. Ele estima que pelo menos 80% das operações da Petrobras foram afetadas de alguma forma pela greve.
Ele informou que a greve conseguiu parar a produção de 15 plataformas, mas não soube informar o volume de produção de petróleo que isso representa. Na última greve, a produção da Petrobras foi reduzida em apenas 10 mil barris, de um total de 1,9 milhão diários.
Segundo ele, nenhuma refinaria foi afetada e a produção de derivados para o abastecimento do mercado não está comprometida.
“A greve cresceu e já atingiu também alguns campos terrestres, e vamos continuar até segunda, depois vamos debater com os petroleiros os caminhos que seguiremos”, explicou Moraes à Folha.
Os petroleiros também fizeram uma manifestação na av. Paulista –em frente ao prédio da Petrobras–, região central de São Paulo, na manhã desta sexta-feira. A situação, porém, já estava completamente normalizada por volta das 10 horas.
A FUP reúne 70% dos 85 mil petroleiros que trabalham na Petrobras e toma decisões independente à FNP, o que explica o baixo número de manifestantes na passeata realizada ontem (17)m no Centro do Rio, quando cerca de 100 petroleiros e sindicalistas simpatizantes protestaram contra o leilão.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.