Governo não “regateia” em caso de desastre natural, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse em Vitória, no Espírito Santo, que o governo não “regateia” em casos de desastres naturais. Ela visitou e sobrevoou o Estado que sofre com as chuvas. A Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 45 municípios capixabas. Em entrevista coletiva, a presidente afirmou que todas as medidas que poderiam ser […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff disse em Vitória, no Espírito Santo, que o governo não “regateia” em casos de desastres naturais. Ela visitou e sobrevoou o Estado que sofre com as chuvas. A Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 45 municípios capixabas.

Em entrevista coletiva, a presidente afirmou que todas as medidas que poderiam ser tomadas estão em andamento. “Tudo que foi pedido nós demos. O governo federal dá recursos. Quando é reconhecida a emergência, ele dá o cartão de desastre, que é uma forma desburocratizada de transferir recursos e garantir a fiscalização. O cartão permite a compra de produtos”, disse.

Dilma lembrou que, na reconstrução, o governo age por meio da Caixa Econômica Federal pelo programa Minha Casa Minha Vida. “Também agimos por meio do Dnit reconstruindo as estradas federais”, acrescentou, emendando que o governo libera ainda o FGTS para as pessoas atingidas. “Fizemos isso no Rio de Janeiro”, afirmou.

“Eu duvido que algum presidente já esteve aqui no dia de Natal. Eu estou aqui. Não vim antes por que tive outras atribuições e gostaria de ter vindo. Quero assegurar que virei [outra vez] e já combinei com o governador”, comentou Dilma ao ser cobrada por ir pouco ao Estado.

Questionada sobre obras do governo no Estado, a presidente disse que a primeira coisa a ser feita é “resgatar as pessoas”. “Estou lamentando as mortes aqui, mas, em Minas Gerais, já foram contabilizadas 15 mortes”, afirmou sobre a situação no outro Estado afetado pelas chuvas.

A fim de garantir o fluxo, Dilma afirmou que o Exército fará uma ponte móvel na estrada ES-080 após a queda da ponte.

Conteúdos relacionados