Governo americano não processará jornalista que divulgou documentos de Snowden
O governo dos Estados Unidos não pretende processar o jornalista Glenn Greenwald, que denunciou a espionagem cibernética americana com documentos repassados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, afirmou o procurador-geral do país, Eric Holder. “A menos que receba alguma informação que desconheço, o que disse em minha audiência no Congresso é que todo jornalista envolv…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo dos Estados Unidos não pretende processar o jornalista Glenn Greenwald, que denunciou a espionagem cibernética americana com documentos repassados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, afirmou o procurador-geral do país, Eric Holder.
“A menos que receba alguma informação que desconheço, o que disse em minha audiência no Congresso é que todo jornalista envolvido em verdadeiras atividades jornalísticas não será processado pelo Departamento de Justiça”, declarou Holder ao jornal The Washington Post.
O americano Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, publicou no jornal britânico The Guardian reportagens sobre a espionagem de Washington, depois de receber documentos obtidos por Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) e agora refugiado na Rússia.
“Não concordo com nada do que Greenwald fez”, reconheceu Holder.
“De alguma forma confunde a linha entre advogado e jornalista. Mas com base no que conheço, não acredito que exista uma base para demandar Greenwald”.
O jornalista ficou satisfeito com as declarações do procurador-geral, mas disse manter a prudência porque até agora temia ser detido a qualquer momento e julgado em seu país.
“É um passo positivo que o procurador-geral reconheça expressamente que o jornalismo não é e nem deveria ser um crime nos Estados Unidos, mas com os precedentes deste governo sobre o baixo nível de liberdade de imprensa, consultarei meu advogado para saber se posso confiar neste tipo de declaração sobre as intenções do governo”, afirmou ao Washington Post.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.