Fiems e TRT preparam ato público pelo trabalho seguro com o presidente do TST

O presidente Sérgio Longen e o desembargador Francisco Chagas falaram sobre o evento do próximo dia 22 de fevereiro que deve reunir 1,2 mil trabalhadores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente Sérgio Longen e o desembargador Francisco Chagas falaram sobre o evento do próximo dia 22 de fevereiro que deve reunir 1,2 mil trabalhadores

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, na tarde de ontem (6), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, para tratar sobre a realização do “Ato Público pelo Trabalho Seguro”, programado para o próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco e com expectativa de reunir pelo menos 1.200 trabalhadores. O evento terá a presença do presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste Dalazen.

“A saúde e segurança do trabalhador é parte do dia a dia do Sesi e mais do que nunca um compromisso dos empresários. Por isso, nós estamos juntos nesse iniciativa de prevenção a acidentes de trabalho”, declarou o presidente Sérgio Longen durante a reunião, que também teve as presenças do superintendente do Sesi, Michael Gorski e do coordenador jurídico do Sistema Fiems, João Campos.

Já o desembargador Francisco das Chagas Lima ressaltou a presença da Fiems na organização do evento da parceria já estabelecida com a entidade. “A Fiems sempre foi uma parceira do TRT em todas as iniciativas que envolvem a sociedade como um todo, além de representar um grande número de trabalhadores. É de nosso interesse que o trabalhador esteja empregado, tenham segurança e receba informações sobre direitos e deveres”, pontuou.

Evento

O “Ato Público pelo Trabalho Seguro” integra o “Programa Trabalho Seguro”, criado e coordenado pelo TST com a participação de várias entidades públicas e privadas. O intuito é chamar a atenção e conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral a respeito dos malefícios dos acidentes e das doenças do trabalho e demonstrar a necessidade de prevenção contra esses eventos, de modo a fomentar a cultura da prevenção pela via de um processo participativo de toda a sociedade.

Para o presidente do TRT/MS, é necessário mudar esse quadro. “Uma forma de se alcançar esse objetivo é conscientizar todos os atores envolvidos nas relações de trabalho, seus familiares e a sociedade em geral, a respeito da necessidade de prevenção que passa por um trabalho de educação e informação a respeito da gravidade do problema que gera perdas humanas e financeiras para todos”, acrescentou.

No dia do evento, o Sesi está programando apresentações do projeto Arte no Canteiro, que busca sensibilizar os trabalhadores da indústria da construção civil por meio de apresentações teatrais sobre prevenção aos acidentes de trabalho, combate ao alcoolismo, uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras, e um show do cantor e compositor Geraldo Espíndola. Além disso, está acertada a realização do sorteio de inúmeros brindes entre os trabalhadores que estarão presentes ao ato.

Conteúdos relacionados