Famílias de trabalhadores rurais sem terra ocupam fazenda perto de Brasília
A Fazenda Lagoa Bonita, em Planaltina, cidade do Distrito Federal (DF), foi ocupada no fim da tarde de hoje (3) por cerca de 450 famílias de trabalhadores rurais sem terra. Nove movimentos sociais que atuam no Entorno do DF organizaram a ocupação para protestar contra a política de reforma agrária dos governos federal, do DF, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fazenda Lagoa Bonita, em Planaltina, cidade do Distrito Federal (DF), foi ocupada no fim da tarde de hoje (3) por cerca de 450 famílias de trabalhadores rurais sem terra. Nove movimentos sociais que atuam no Entorno do DF organizaram a ocupação para protestar contra a política de reforma agrária dos governos federal, do DF, de Goiás e Minas Gerais. Eles querem que a fazenda seja transformada em assentamento para a produção agrícola.
Os trabalhadores denunciam que a área, um complexo de 1,2 mil hectares pertencentes à União, é grilada e deve ser destinada para fins de reforma agrária. “Este é um ato de reivindicação que os movimentos sociais de reforma agrária estão fazendo. O Incra já atestou que esta terra é pública e não tem registro, e a gente quer que ela seja destinada para assentar as famílias de agricultores que não tem como produzir”, disse Carlos Lopes, integrante da Confederação Nacional da Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das noves organizações que ocupam a fazenda.
“A ocupação ocorreu hoje e a gente soltou uma carta para a sociedade e o governo do Distrito Federal. A gente quer fazer a coisa de modo transparente para evitar que as pessoas critiquem a reforma agrária”, ressaltou Lopes.
De acordo com os movimentos sociais, a área da fazenda foi grilada há mais de 20 anos em nome de Wlfried Karl Stoli. A propriedade está localizada próximo ao Campus 2 da Faculdades Integradas (Upis). Os ocupantes disseram que foram feitas várias tentativas de registrar a terra em nome de Stoli, “um alemão que nunca residiu no Brasil”, disse o coordenador da Conafer.
Em comunicado, as lideranças cobram uma ação do Poder Público em relação a área e reivindicam que o governo inicie uma ação discriminatória para provar a origem das terras do DF e do Entorno, bem como a anulação das concessões de áreas públicas “aos grileiros brasileiros e estrangeiros e a destinação das terras para as famílias de agricultores sem terra”. Os manifestantes prometem permanecer no local até serem recebidos por representantes dos governos do Distrito Federal e do governo de Goiás para tratar do assentamento das famílias.
Além da Conafer, ocupação foi organizada por integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), da Central Única dos
Trabalhadores (CUT), do Movimento Luta pela Terra (MLT), do Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (Matr), do Movimento Brasileiro dos Trabalhadores Sem Terra (MBST), e da Federação da Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais (Fafer) no Distrito Federal e em Goiás.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Polícia Federal prende general Braga Netto durante operação neste sábado
Preso em operação foi vice do ex-presidente Jair Bolsonaro na chapa de 2022
Polícia identifica piloto de moto assassinado a tiros por garupa no Universitário
Motorista de Corolla teria se aproximado e dado apoio ao autor dos disparos
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.