Pular para o conteúdo
Geral

Exposição Literária apresenta belezas e desafios referentes ao meio ambiente

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 3 de junho (segunda), às 8 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, mais uma edição do projeto “Exposição Literária”, desta vez celebrando o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho. Estarão em exposição obras como a […]
Arquivo -

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 3 de junho (segunda), às 8 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, mais uma edição do projeto “Exposição Literária”, desta vez celebrando o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho.

Estarão em exposição obras como a – A luta de cada um e o Empate contra Chico Mendes, de autoria de Márcio Souza, que relata a luta do líder acreano e ativista ambiental que tentava evitar o desmatamento de dez mil hectares de selva no Acre. Outro livro que chama a atenção é Parem de Matar-me, o planeta em perigo, onde o autor, Ernest Snyder, numa projeção futura, já que a edição brasileira é de 1978, previa para o ano 2000 as catástrofes que hoje vivenciamos como a violência no trânsito e a poluição.

Também estarão em exposição livros científicos e fotográficos relativos ao meio ambiente, dentre as quais podemos destacar obras sobre a Amazônia antiga, conhecida como a grande floresta, pulmão do mundo e pátria das águas. Há um trabalho minucioso sobre as águas como fonte essencial de vida, incluindo um mapeamento das águas minerais do Brasil.

Há belos trabalhos sobre a flora brasileira, principalmente em relação às árvores, incluindo a mata atlântica, com fragmentos desta no Nordeste, os jardins e os parques ecológicos nacionais, com toda sua biodiversidade, além dos principais ecossistemas encontrados na natureza brasileira, verdadeiros paraísos naturais como a Serra da Canastra, o caminho das pedras de Itatiaia, a costa dourada dos Corais, a ilha do Bananal, a Chapada Diamantina, além da Serra da , de e do Pantanal, um verdadeiro santuário ecológico, todos de Mato Grosso do Sul.

Segredos do mundo animal como a vida da onça-pintada, o encanto das aves como o guará vermelho e a diversidade de peixes existente no país, os anfíbios do Parque de Ibitipoca em Minas Gerais são verdadeiros berços de vida. Um material fotográfico que desperta a atenção para os cuidados com o meio ambiente é o Sertão Sem Fim, que mostra a triste realidade dos homens-paisagens, que na riqueza de suas almas e na pobreza de seus destinos sofrem com a seca e a fome, na visão do fotógrafo Araquém Alcântara.

Serviço: A exposição pode ser visitada por leitores e comunidade em geral durante todo o mês de junho no Memorial da Cultura, antigo Fórum, Avenida Fernando Correa da Costa nº 559 – 2º andar, no hall de entrada da biblioteca. Para outras informações basta ligar nos telefones 3316-9161 ou 3316-9177.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Mayday’: avião faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Onça-pintada morre atropelada na BR-262; é o segundo caso em menos de 15 dias

Grêmio vence o São José e conquista o pentacampeonato da Recopa Gaúcha

Câmara aprova urgência para proposta que reduz benefícios fiscais

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Com um golpe certeiro de pá, zelador fez adolescente soltar facão em ataque à escola no RS

Últimas Notícias

Polícia

Carro bate em vacas e três pessoas ficam feridas na MS-430; criança está entre as vítimas

A colisão aconteceu entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro

Política

Senado prorroga até 2030 a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Prazo terminaria em 2025, mas a Comissão de Relações Exteriores autorizou mais cinco anos

Polícia

Mulher é suspeita de agredir ex-sogra de 72 anos em Campo Grande

Idosa ficou com vários hematomas pelo corpo e procurou a polícia na noite desta terça-feira

Polícia

Homem morre ao ser atropelado na Avenida Afonso Pena, no Centro de Campo Grande

O Samu chegou a ir ao local, mas a vítima já estava morta