Exposição Literária apresenta belezas e desafios referentes ao meio ambiente
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 3 de junho (segunda), às 8 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, mais uma edição do projeto “Exposição Literária”, desta vez celebrando o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho. Estarão em exposição obras como a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 3 de junho (segunda), às 8 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, mais uma edição do projeto “Exposição Literária”, desta vez celebrando o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho.
Estarão em exposição obras como a – A luta de cada um e o Empate contra Chico Mendes, de autoria de Márcio Souza, que relata a luta do líder acreano e ativista ambiental que tentava evitar o desmatamento de dez mil hectares de selva no Acre. Outro livro que chama a atenção é Parem de Matar-me, o planeta em perigo, onde o autor, Ernest Snyder, numa projeção futura, já que a edição brasileira é de 1978, previa para o ano 2000 as catástrofes que hoje vivenciamos como a violência no trânsito e a poluição.
Também estarão em exposição livros científicos e fotográficos relativos ao meio ambiente, dentre as quais podemos destacar obras sobre a Amazônia antiga, conhecida como a grande floresta, pulmão do mundo e pátria das águas. Há um trabalho minucioso sobre as águas como fonte essencial de vida, incluindo um mapeamento das águas minerais do Brasil.
Há belos trabalhos sobre a flora brasileira, principalmente em relação às árvores, incluindo a mata atlântica, com fragmentos desta no Nordeste, os jardins e os parques ecológicos nacionais, com toda sua biodiversidade, além dos principais ecossistemas encontrados na natureza brasileira, verdadeiros paraísos naturais como a Serra da Canastra, o caminho das pedras de Itatiaia, a costa dourada dos Corais, a ilha do Bananal, a Chapada Diamantina, além da Serra da Bodoquena, de Bonito e do Pantanal, um verdadeiro santuário ecológico, todos de Mato Grosso do Sul.
Segredos do mundo animal como a vida da onça-pintada, o encanto das aves como o guará vermelho e a diversidade de peixes existente no país, os anfíbios do Parque de Ibitipoca em Minas Gerais são verdadeiros berços de vida. Um material fotográfico que desperta a atenção para os cuidados com o meio ambiente é o Sertão Sem Fim, que mostra a triste realidade dos homens-paisagens, que na riqueza de suas almas e na pobreza de seus destinos sofrem com a seca e a fome, na visão do fotógrafo Araquém Alcântara.
Serviço: A exposição pode ser visitada por leitores e comunidade em geral durante todo o mês de junho no Memorial da Cultura, antigo Fórum, Avenida Fernando Correa da Costa nº 559 – 2º andar, no hall de entrada da biblioteca. Para outras informações basta ligar nos telefones 3316-9161 ou 3316-9177.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.