Execução de norte-coreano é motivo de preocupação para Nações Unidas

As Nações Unidas reagiram à execução do norte-coreano Chang Song-Thaek, anunciada nesta quinta-feira. Chang era tio do líder da Coreia do Norte Kim Jong-Un. Segundo agências de notícias, ele foi executado após ser julgado num tribunal militar por “atos de traição”. Reação Ao ser perguntada sobre a reação à execução do norte-coreano, a porta-voz do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As Nações Unidas reagiram à execução do norte-coreano Chang Song-Thaek, anunciada nesta quinta-feira.

Chang era tio do líder da Coreia do Norte Kim Jong-Un. Segundo agências de notícias, ele foi executado após ser julgado num tribunal militar por “atos de traição”.

Reação

Ao ser perguntada sobre a reação à execução do norte-coreano, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse que a notícia causa preocupação.

Ravina Shamdasani disse que qualquer que tenha sido a acusação contra Chang Song-thaek, a ONU se opõe à pena de morte e defende a necessidade da realização de julgamentos justos.

Segundo ela, o Alto Comissariado acompanhou a notícia sobre a aparente execução e a prisão do norte-coreano com apreensão.

Ainda de acordo com agências de notícias, o norte-coreano estaria atuando como mentor do sobrinho desde 2011 quando começou o período de transição política do pai King Jong-il para o filho King Jong-un.

Ele era casado com a irmã do ex-líder norte-coreano e ocupou vários postos de confiança no partido governista incluindo a chefia do principal órgão militar da Coreia do Norte.

Conteúdos relacionados