Eventos incentivam a produção de alimentos orgânicos no País

Durante seis dias, várias cidades brasileiras realizarão cursos, seminários, debates e oficinas, além de feiras sobre produtos orgânicos e os seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais. Serão 180 eventos programados dentro da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Semana começou no último domi…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante seis dias, várias cidades brasileiras realizarão cursos, seminários, debates e oficinas, além de feiras sobre produtos orgânicos e os seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais. Serão 180 eventos programados dentro da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Semana começou no último domingo (26) e vai até o dia 2 de junho.

A agricultura orgânica é caracterizada pelo processo diferenciado de produção, pois não utiliza agrotóxicos, nem fertilizantes químicos. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural.

Atualmente, existem no País mais de 11 mil unidades de produção orgânica certificadas. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, identificou 90 mil produtores orgânicos.

Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, a agricultura orgânica vem crescendo num ritmo acelerado. “Na década de 70 achavam que era modismo e que iria passar, mas a população começou a perceber a importância de uma alimentação de qualidade. Percebemos claramente o aumento da procura dos consumidores e o aumento dos produtos no mercado”, disse.

Aproximadamente 58 mil pessoas participaram da Semana dos Alimentos Orgânicos em 2012. Em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), o Mapa sediou a primeira edição da Semana de orgânicos em 2005, por meio da campanha nacional que incentiva a produção e consumo desses alimentos.

Programação

Na Paraíba, a programação da Semana de Alimentos Orgânicos prevê, além da realização de feiras agroecológicas, dias de campo, intercâmbios técnicos, distribuição de folderes e cartilhas, palestras e conferências em diversos municípios sobre o assunto. A proposta é despertar nos agricultores e consumidores a importância da utilização de produtos orgânicos em busca de uma vida mais saudável.

No Rio Grande do Sul, agricultores poderão participar, inclusive, de três seminários regionais: Produção e Comercialização de Produtos Orgânicos na Agricultura Familiar, Agroecologia: o desafio da produção orgânica, Agroecologia e Desenvolvimento Rural.

Segundo o Mapa, 21 estados confirmaram participação na Semana Nacional de Alimentos Orgânicos.

Conteúdos relacionados