EUA reduzem idade mínima para compra de pílula do dia seguinte sem receita

O governo dos Estados Unidos reduziu para 15 anos a idade mínima para que meninas possam comprar a pílula do dia seguinte sem receita médica. Além disso, as autoridades também decidiram que o medicamento já não precisa ser mantido atrás dos balcões das farmácias. Atualmente, a pílula Plan B One-Step são guardadas atrás de balcões […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos reduziu para 15 anos a idade mínima para que meninas possam comprar a pílula do dia seguinte sem receita médica. Além disso, as autoridades também decidiram que o medicamento já não precisa ser mantido atrás dos balcões das farmácias.

Atualmente, a pílula Plan B One-Step são guardadas atrás de balcões de farmácias e os compradores devem provar que tem 17 anos ou mais para comprá-la sem receita médica, ou então, consultar um médico anteriormente. A decisão de terça-feira da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) reduz a idade mínima para 15 anos e permitirá que a pílula seja disponibilizada nas prateleiras das drogarias junto a preservativos e espermicidas ou produtos de saúde para mulheres. Mas os clientes devem comprovar a sua idade ao comprar o medicamento.

A Teva Women’s Health, que produz a Plan B One-Step, disse que deve começar as vendas sob os novos padrões em poucos meses.

A decisão da FDA é uma tentativa de encontrar um meio-termo, poucos dias antes de um prazo imposto pelo tribunal de suspender todas as restrições de idade para a compra da droga.

No início do abril, o juiz federal Edward Korman de Nova York ordenou o fim de todas as restrições de idade até segunda-feira para a compra do Plan B e suas versões genéricas. A FDA disse que a decisão de terça-feira é independente deste processo judicial e não teve a intenção de enfrentá-lo.

A FDA informou que a sua decisão se aplica apenas ao Plan B One-Step. As versões genéricas da pílula devem permanecer atrás dos balcões das farmácias com a restrição de idade de 17 anos.

Conteúdos relacionados