Estudantes constroem aviões controlados para competição em São Paulo

De quinta-feira (24) até domingo (27), a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebe a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que reunirá 1,4 mil participantes entre estudantes, professores e pilotos para apresentar 105 aviões projetados e construídos por estudantes de engenharia do País. Equipes da Venezuela, México e, pela primeira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

De quinta-feira (24) até domingo (27), a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebe a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que reunirá 1,4 mil participantes entre estudantes, professores e pilotos para apresentar 105 aviões projetados e construídos por estudantes de engenharia do País. Equipes da Venezuela, México e, pela primeira vez, do Peru também participarão da disputa a ser realizada no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Para participar da competição, os estudantes de engenharia de 78 instituições de ensino foram desafiados a projetar e construir protótipos controlados por rádio. Entre as 105 equipes inscritas, uma é do Peru, três são da Venezuela e três do México. Os grupos competem em três categorias: Classe Aberta, Classe Regular e Classe Micro. As aeronaves passarão por avaliações em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo.

As 98 equipes brasileiras representam 17 Estados, mais o Distrito Federal. O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 34 equipes, seguido de Minas Gerais, com 20, enquanto o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro serão representados por sete equipes cada. Paraná e Santa Catarina comparecem com cinco equipes cada, e o Rio Grande do Norte, com quarto. Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Piauí serão representados por duas equipes cada. Já o Espírito Santo e Pernambuco têm uma equipe cada.

Ao final do evento, os melhores em cada categoria vão representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition, no próximo ano, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações.

Conteúdos relacionados