Estação Espacial Internacional é infectada por vírus

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi infectada por um malware, o Stuxnet. A revelação foi feita pelo russo Eugene Kaspersky, especialista em segurança. As informações são do IBTimes. O Stuxnet é um malware que afeta principalmente sistemas empresariais. Seu objetivo é roubar informações secretas por meio de dispositivos conectados a porta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi infectada por um malware, o Stuxnet. A revelação foi feita pelo russo Eugene Kaspersky, especialista em segurança. As informações são do IBTimes.

O Stuxnet é um malware que afeta principalmente sistemas empresariais. Seu objetivo é roubar informações secretas por meio de dispositivos conectados a porta USB.

Apesar de todas as precauções, algum cosmonauta russo usou um pen drive ou aparelho USB infectado pelo vírus em algum notebook da estação espacial. Isso fez com que o vírus se espalhasse por todo o sistema da ISS.

Durante evento da National Press Club, em Canberra (Austrália), Kaspersky falou do problema, mas não disse quando a infecção aconteceu. Tudo indica que foi antes de maio deste ano, quando a Nasa mudou todos os sistemas para o Linux a fim de torná-los mais estáveis e confiáveis.

Antes disso, dezenas de notebooks usados ​​a bordo da estação espacial usavam o Windows XP. Esse sistema é considerado mais vulnerável ​​à infecção do que o Linux.

O vírus também parece ser capaz de dar acesso remoto aos mal intencionados e responsáveis pela infecção. Ainda não se sabe a dimensão da falha de segurança. Mas, se for muito grave, o criminoso pode até alterar algum comando da ISS.

Segundo Kaspersky, é possível que uma base nuclear russa também tenha sido infectada com esse malware. A situação é mais grave neste caso, já que existe a possibilidade de arquivos relacionados a armas nucleares terem sido espionados.

Conteúdos relacionados