Escolas de samba de Corumbá prometem show na Avenida hoje

Está marcado para 20h30 o início do Desfile das Escolas de Samba de Corumbá. O domingo, 10 de fevereiro, é para a apresentação das 5 agremiações do Grupo de Acesso. Na passarela do samba, cerca de 3,5 mil pessoas participarão do desfile, cada uma delas, representando e defendendo da melhor forma as cores de seu […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Está marcado para 20h30 o início do Desfile das Escolas de Samba de Corumbá. O domingo, 10 de fevereiro, é para a apresentação das 5 agremiações do Grupo de Acesso. Na passarela do samba, cerca de 3,5 mil pessoas participarão do desfile, cada uma delas, representando e defendendo da melhor forma as cores de seu pavilhão.

Neste ano, uma escola de samba inicia sua trajetória de competições na passarela da Avenida General Rondon. É o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira do Pantanal, cujo ingresso na disputa, foi aprovado em 2012 pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco).

Os enredos, ricos em cultura, história e encanto, prometem comover, alegrar e animar os foliões. Há enredos para todos os gostos, passeando pelas crenças dos que acreditam em misticismo e usam trevo de quatro folhas, pé de coelho e ervas para mal olhado, até os encantos da leveza das bailarinas, pierrôs e colombinas. Neste ano, a contagem de pontuação começará a partir da rua Delamare com a Frei Mariano. As escolas terão tempo máximo de 70 minutos para desfilar e mínimo de 50 minutos.

Unidos da Major Gama

Fundada em 1.989, a Major Gama passa neste ano por um momento de renovação. O presidente Alex Alecrim de Souza e o carnavalesco Neizinho, encararam a proposta de assumir pela primeira vez os trabalhos de direção e criação de uma agremiação carnavalesca.

Defendendo as cores verde, amarelo, azul e branco, a escola traz o enredo “Uma viagem ao Nordeste”. 600 componentes serão distribuídos em 10 alas e 4 carros alegóricos. O coração da escola, a bateria, trará 70 componentes, comandada pelo mestre Alexandre, que estão com os tamborins afinados e a marcação para que as mulatas sambem e encantem na passarela do samba. A escola promete à frente da bateria, a rainha que vem de Campo Grande, Rosania Amorim, passista da vinheta carnavalesca da TV Morena. A Major Gama abre o desfile de domingo.

Estação Primeira do Pantanal

A escola de samba Estação Primeira do Pantanal vai homenagear o bairro Maria Leite, local onde foi fundada. A agremiação irá destacar a trajetória do local, seu desenvolvimento comercial, sua cultura e comunidade, através do enredo “Meu lugar, minha história, meu axé. Conto e canto neste carnaval”. A Estação é presidida por Walber Pierre Messias.

As criações carnavalescas são de autoria de Clemilson Medina e Marcelo. A bateria da escola terá como madrinha, Nadja Chauvet. O enredo trará 12 alas que representarão a fábrica de cimento, a creche Inocência Cambará, o posto de saúde da região, a captação de energia e a reciclagem, além das entidades de Umbanda, como a Vó Veia. Aproximadamente 500 pessoas irão compor a apresentação da agremiação, a segunda a desfilar. As cores vermelha, amarela e branca, honram o pavilhão da escola, exaltada pela bateria, composta por 60 ritmistas que conduzirão a Estação pela Avenida.

Caprichosos de Corumbá

De “corpo fechado”, com patuás, amuletos e água de cheiro, a escola de samba Caprichosos de Corumbá, promete espantar todo mal olhado e trazer a sorte e as bênçãos para Corumbá. O enredo “Cantando a sorte e espantando o azar, a Caprichosos vai passar” simboliza o momento de misticismo, transição e fé que a escola vive, de acordo com o carnavalesco Cléverson Moraes. O responsável pela presidência é Rubens Santos Matos.

O desfile irá envolver 750 componentes, que serão distribuídos em 12 alas e 5 carros alegóricos. A bateria, que ensaia há meses, em parceria com a escola de samba Mocidade da Nova Corumbá, do Grupo Especial, está afinada com o enredo e será composta por 100 integrantes. À frente da bateria, está a rainha Carina Adorno, defendendo as cores vermelho, azul e branco. A Caprichosos é a terceira agremiação a entrar na avenida.

Imperatriz Corumbaense

Mais uma vez, escola de samba Imperatriz Corumbaense homenageia ícones da cidade. Após emocionar a avenida em 2012, relembrando com saudosismo, Helô Urt, a escola promete empolgar a população com o enredo “Há 100 Anos Quem Canta de Galo Nessa Avenida Sou Eu”, homenageando o Carijó da Avenida.

O presidente da Escola Clemilson Medina, apontou que o essencial é cantar as belezas e maravilhas de Corumbá. As criações que irão compor a escola são dos carnavalescos Jonilson e Vinícius. As cores verde, amarela, vermelha e branco, serão defendidas na passarela por cerca de 700 componentes que serão distribuídos por 16 alas. A bateria que atua em parceria com a escola de samba Império do Morro, do Grupo de Acesso, será composta por 70 ritmistas, responsáveis por dar o tom e manter o gingado da rainha Cecília. A Imperatriz é a penúltima agremiação do Grupo de Acesso.

Marquês de Sapucaí

A escola de samba Marquês de Sapucaí, comandada pela presidente Odeti Brinckler, promete animar a população e encerrar com “chave de ouro” o desfile das agremiações do grupo de acesso. O enredo “No grito e na folia, somos todos iguais na fantasia” promete remeter a passarela do samba a todos os carnavais já vividos pela cidade. As fantasias prometem muita graça, leveza e originalidade do carnavalesco Edilson de Oliveira.

A escola terá 700 componentes distribuídos em 15 alas, onde deverão prevalecer o verde, lilás, branco e amarelo, cores do pavilhão. “Do Pierrô ao Cibalena, Marquês de Sapucaí vai cantar o carnaval na General Rondon”, é o samba-enredo da escola que promete agitar a passarela do samba, marcada pelos tamborins e percussão de 70 ritmistas. À frente da bateria, estará a rainha Laura Cherry.

Conteúdos relacionados