Encontro Estadual de Neuróticos Anônimos acontece neste fim de semana

Neste sábado (23) e domingo (24) acontece no Instituto Missionário São José em Campo Grande, o 20º Encontro Estadual de Neuróticos Anônimos que vai promover trocas de experiências e vivências de pessoas recuperadas e em tratamento. O evento oportuniza também à sociedade em geral, a oportunidade de conhecer de perto a metodologia aplicada nas salas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste sábado (23) e domingo (24) acontece no Instituto Missionário São José em Campo Grande, o 20º Encontro Estadual de Neuróticos Anônimos que vai promover trocas de experiências e vivências de pessoas recuperadas e em tratamento. O evento oportuniza também à sociedade em geral, a oportunidade de conhecer de perto a metodologia aplicada nas salas anônimas em Campo Grande. É aberto à população em geral e é gratuito.

O Encontro deste ano terá como tema: Vivenciando a Espiritualidade nos três Legados de N/A (Os Doze Passos, As Doze Tradições e os Sete Lemas). Neuróticos Anônimos é uma irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortalezas e esperanças para resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitarem da doença mental e emocional.

Em 1974, no dia 23 de setembro, foi fundado em Campo Grande o primeiro Grupo pelo casal Aline e Júlio (falecido). Ela diz “Fomos numa reunião de N/A em São Paulo, no salão paroquial da Igreja Perpétuo Socorro no bairro de Pinheiros. Retornamos à Campo Grande e decidimos implantar o primeiro Grupo. Começamos a visitar as rádios, hospitais, clínicas, médicos, delegacias e presídio e aí, fundamos o Grupo Pe. Heitor Castoldi que funciona até hoje no salão paroquial da Igreja São Francisco”.

N/A tem início nos Estados Unidos em 1.964, no dia 13 de fevereiro e no Brasil, ele nasceu em São Paulo em abril de 1969, portando há 44 anos. Não está ligado a nenhuma instituição religiosa ou política e não defende nem se opõe a nenhuma causa. Seu objetivo primordial é a transmissão de sua mensagem, através da recuperação de seus membros, aos que necessitam de ajuda para encontrarem uma vida feliz, livres da doença mental e emocional.

Para ser membro basta-se considerar uma pessoa com perturbações emocionais, e ter sincero desejo de sarar. Célia é frequentadora do programa de recuperação em Campo Grande e relata “Eu necessitei de uma depressão profunda, que me trouxe a mensagem de que N/A poderia me favorecer para a minha cura. Com a graça de Deus comecei a frequentar as reuniões e alcancei soluções para o meu viver”. Dona Aline, fundadora da primeira sala celebra o Encontro, dizendo que “Vale a comemorar esses 39 anos de N/A em Campo Grande e promover o encontro, verificando que a mensagem levou a muitas pessoas a conquistar uma vida nova, e o conhecimento da doença emocional. Por que as pessoas não sabem, só se conscientizam quando visitam uma sala anônima”.

Em N/A não se cobram taxas nem mensalidades. As despesas de seu funcionamento são pagas com dinheiro proveniente das contribuições de seus membros. Em Campo Grande existem 4 grupos reconhecidos pelo Escritório de Serviços de N/A no Brasil. Grupo Amor em Ação, na Rua 14 de Julho, 1.944 – Galeria São José – sala 210, o Grupo Pe. Heitor Castoldi que funciona no salão paroquial da Igreja São Francisco, Grupo Viver e deixar Viver no salão paroquial do Colégio Paulo VI no Bairro Santo Amaro e o Grupo Renovação que se reúne no salão paroquial da Igreja Cristo Luz dos Povos na Av. Bandeirantes.

O Instituto Missionário São José estará de portas abertas à população durante os dois de Encontro e fica situado à Rua Arthur Jorge, 1.762, e o site da irmandade é o www.neuroticosanonimos.org.br

Conteúdos relacionados