Egito deve ter eleição presidencial antes da parlamentar, dizem fontes
O governo egípcio provavelmente convocará eleição presidencial antes das parlamentares, disseram dois funcionários na segunda-feira, reformulando o cronograma político de modo tal que o comandante militar Abdel Fattah al Sisi poderá ser eleito chefe de Estado em abril. De acordo com o “mapa” apresentado depois do golpe que depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi, em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo egípcio provavelmente convocará eleição presidencial antes das parlamentares, disseram dois funcionários na segunda-feira, reformulando o cronograma político de modo tal que o comandante militar Abdel Fattah al Sisi poderá ser eleito chefe de Estado em abril.
De acordo com o “mapa” apresentado depois do golpe que depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi, em julho, as eleições parlamentares deveriam ocorrer antes da presidencial.
Mas alguns políticos laicos e outros críticos defendem a mudança, alegando que o país precisa de um líder eleito para comandar o governo numa época de crise política e econômica e para forjar uma aliança política antes de uma eleição parlamentar que provavelmente irá polarizar ainda mais o Egito.
Funcionários disseram que esses políticos usaram quatro reuniões recentes para pressionar o presidente interino, Adly Mansour, a adotar essa solução.
“As forças que participaram das reuniões concordaram, por grande percentual, em fazer a eleição presidencial antes, e isso significa que muito provavelmente a eleição presidencial será em primeiro lugar”, disse uma das fontes.
Um oficial do Exército acrescentou: “A eleição presidencial provavelmente será realizada antes, como parece ser a exigência da maioria dos partidos até agora.”
O general Sisi é amplamente visto como favorito para disputar a eleição, que não terá a participação da Irmandade Muçulmana, principal grupo político do país, mas duramente perseguido pelas autoridades desde a derrubada de Mursi.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.