Documentário “ManiFestações Culturais e Religiosas de MS” está sendo exibido na TV Brasil Pantanal

O documentário “ManiFestações Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul” está sendo exibido na TV Brasil Pantanal (canal 4 da TV aberta e 15 da NET) desde ontem (20). Ao todo, o canal fará quatorze dias de exibições, incluindo as reprises. O documentário foi uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O documentário “ManiFestações Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul” está sendo exibido na TV Brasil Pantanal (canal 4 da TV aberta e 15 da NET) desde ontem (20). Ao todo, o canal fará quatorze dias de exibições, incluindo as reprises. O documentário foi uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O documentário e também o livro que foi publicado apresentam panoramas completos das mais tradicionais festas do folclore sul-mato-grossense tendo sido executado ao longo dos últimos dois anos. “ManiFestações Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul” apresenta detalhes emocionantes da Folia de Reis, em Bodoquena, da Festa de São Sebastião, do Terço em Honra a São João Batista e São Pedro e o Bon Odori, em Campo Grande, as festas de São Sebastião de Aparecida do Taboado, do Padroeiro São Paulo de Ivinhema, do Divino de Coxim, de Nossa Senhora do Carmo em Forte Coimbra, de São Cristóvão em Dourados, do Santo Fujão de Costa Rica, de Nossa Senhora dos Navegantes de Bataguassu, de Nossa Senhora dos Remédios de Ladário, de Nossa Senhora de Caacupé de Porto Murtinho e de Ponta Porã, de São Patrício em Bela Vista, o Banho de São João de Corumbá e a Missa dos Cavaleiros de Anaurilândia.

“O trabalho que envolveu o projeto ManiFestações Culturais e Religiosas foi executado ao longo de meses de intensa atividade. Foram gravadas imagens e colhidos depoimentos que captam a vibração cultural e artística do nosso povo em festas que fazem parte do calendário cultural e do folclore sul-mato-grossense”, explica o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Já o conselho editorial do projeto contou com a participação de Américo Calheiros, das gestoras Neusa Narico Arashiro e Maria Christina Félix, da Fundação de Cultura e de Lu Tanno, que também fez a pesquisa, a produção e a direção dos vídeos. Os textos do livro e os roteiros são de Denise Dal Farra, as ilustrações de Priscilla Pessoa e as fotografias de Fumaça, Gabriel Santos e Marcelo Alves Sheriffe.

Conteúdos relacionados