Dilma indica advogado Luís Roberto Barroso para ministro do STF

A presidente Dilma Rousseff indicou o advogado Luís Roberto Barroso para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), informou há pouco o Palácio do Planalto em nota à imprensa. Natural de Vassouras (RJ), Barroso, 55, foi indicado para ocupar a cadeira aberta com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, em novembro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff indicou o advogado Luís Roberto Barroso para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), informou há pouco o Palácio do Planalto em nota à imprensa.

Natural de Vassouras (RJ), Barroso, 55, foi indicado para ocupar a cadeira aberta com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, em novembro de 2012. Essa é a quarta indicação feita pela presidente para o STF.

Luís Roberto Barroso foi indicado para ocupar cadeira aberta com aposentadoria de Carlos Ayres Britto.

“O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, destacou o Palácio do Planalto em nota.

A indicação será encaminhada nas próximas horas para o Senado Federal, que ainda irá sabatinar o indicado e referendar a escolha. Barroso é professor de Direito Constitucional e procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Barroso vai formar a bancada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na Corte.

Além dele, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e o ministro Luiz Fux são professores da Uerj.

A indicação aconteceu um dia depois de o STF confirmar que não fará o julgamento dos recursos do mensalão nesse semestre. Segundo informou Barbosa, ontem, em sessão administrativa do tribunal, os embargos interpostos pelos 25 condenados no mensalão devem ser julgados no segundo semestre.

Conteúdos relacionados