Dilma diz que aliança nacional se sobrepõe a questões locais
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (1) que os problemas que eventualmente existam nas alianças regionais com partidos aliados devem ser solucionados no âmbito regional, e que a aliança nacional que sustenta seu governo se sobrepõe a questões locais. “A minha aliança federal, ela tem um dinanismo, está formada com base na administração das coisas nacionais. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (1) que os problemas que eventualmente existam nas alianças regionais com partidos aliados devem ser solucionados no âmbito regional, e que a aliança nacional que sustenta seu governo se sobrepõe a questões locais.
“A minha aliança federal, ela tem um dinanismo, está formada com base na administração das coisas nacionais. É óbvio que os partidos no Brasil não são homogêneos, alguns são mais, outros são menos. Esse partidos que não são homogêneos têm características diferenciadas regionalmente e têm dinâmicas diferenciadas”, disse Dilma em entrevista a rádios em Salvador.
“Agora, a política nacional do meu governo, ela se sobrepõe à qualquer aliança regional”, garantiu a presidente.
Dilma tem sido pressionada por peemebistas a se envolver diretamente na construção de acordos para formação de palanques regionais na eleição do ano que vem.
A presidente, que chegou a considerar a pressão dos peemedebistas normal, decidiu envolver-se diretamente nas negociações com o PMDB em alguns Estados.
“O que vale é a política nacional e a política de alianças nacional. Se houver problemas que podem interferir na aliança nacional, ele vai ser tratado como uma questão nacional, mas aí você tem de me dar o fato concreto. O fato concreto é que o que é regional tem que ser resolvido regionalmente”, disse a presidente nesta sexta.
A presidente classificou a aliança do PT com o PMDB como “muito importante” para o governo federal, mas lembrou que a coalizão que a apoia é formada também por outros partidos.
“Não são só esses dois partidos que participam dessa aliança. Nós temos uma grande aliança partidária que sustenta meu governo, seja do ponto de vista do Parlamento, da governabilidade no Parlamento, como do ponte de vista também dando respaldo à gestão”, disse Dilma.
“É uma aliança formada por um bloco de partidos”, resumiu.
PT e PMDB enfrentam dificuldades na formação de alianças em Estados como Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Peemedebistas também têm expressado preocupação com o Ceará e Maranhão.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Bêbado, motorista é preso ao bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.