Delegados orientam que muitas intimidades no Facebook podem favorecer ladrões

Publicar informações nas Redes Sociais pode ser mais perigoso do que as pessoas imaginam. Segundo o delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Três Lagoas, fotos e postagens podem servir para alertar marginais sobre hábitos, horários e ausências das vítimas. “É preciso que todos saibam que a rede social é um dos meios […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Publicar informações nas Redes Sociais pode ser mais perigoso do que as pessoas imaginam. Segundo o delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Três Lagoas, fotos e postagens podem servir para alertar marginais sobre hábitos, horários e ausências das vítimas.

“É preciso que todos saibam que a rede social é um dos meios de maior entretenimento da internet, desperta a atenção e por isso todos os internautas tem acesso ao teor publicado”, lembra o delegado Vitor Lopes sobre os riscos inerentes à exposição.

Exemplos

Ao site Perfil News, Lopes exemplificou um caso que a família viajou de férias e postou as fotos na sua página social. Conforme o delegado isso foi a senha para marginais descobrirem que o imóvel deles estava desprotegido, ocasião que aconteceu o furto.

Outro delegado que comunga da mesma opinião é Ailton Pereira de Freitas, antigo titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e agora assumiu como adjunto do 1º Distrito Policial de Três Lagoas.

De acordo com Freitas a informação é imprescindível em qualquer situação ou profissão. “Uma pessoa informada tem a chave de todas as portas, as respostas das perguntas. Imagine então um marginal que acessa uma página do internauta e descobre que ele ta viajando em férias, que na casa não tem cão de guarda?”, alerta.

Dicas de Segurança

1. Evitar publicações onde seja informado o tempo da ausência da família em viagens

2. Não postar fotografias de cômodos do imóvel com imagens de aparelhos eletrônicos ou equipamentos

3. Não mencionar sobre a posse de objetos de valor

4. Não informar os horários de chegada e saída, ou que a casa esteja apenas com uma pessoa em um determinado momento

Conteúdos relacionados