Nesta quarta-feira (17), 44 acadêmicos de diversos cursos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), embarcam para participar da Jornada Mundial da Juventude. A JMJ reunirá católicos de todo o mundo. Antes os estudantes participam do Congresso Mundial das Universidades Católicas, em Belo Horizonte (MG). Segundo o reitor Pe. José Marinoni, essa delegação é uma das maiores que participará do Congresso.

Os jovens vão acompanhados de uma colaboradora da Pastoral UCDB, do Pró-reitor da Pastoral e mais dois professores. Eles chegarão na primeira cidade amanhã (18) quando se inicia o Congresso. “O congresso será uma oportunidade de conhecer como é feito o trabalho das pastorais de outras universidades, além de conhecer novas pessoas e culturas”, disse a estudante de Jornalismo Lismabel Gimenes.

“É algo muito positivo e bonito ver o entusiasmo e o desejo dos jovens de participar desses eventos. Fico muito orgulhoso porque essa delegação é uma das maiores que participará do Congresso, que proporcionará várias oficinas e oportunidades, será uma experiência muito boa para eles”, destacou o Padre José Marinoni.

A presença do Papa Francisco na Jornada Mundial, no Rio de Janeiro é um dos motivos que mais incentivou a participação dos jovens, como Gabriel Santos, estudante de Biologia. “Esse Papa trouxe uma nova imagem da igreja, com sua humildade, podemos dizer que ele está ajudando a atrair mais pessoas para a religião”.

Para participar da excursão cada aluno teve que pagar R$ 1.040. A previsão é de que os acadêmicos permaneçam em Belo Horizonte até 20 de julho e chegue ao Rio de Janeiro no dia 21. A volta está programada para 28 deste mês, dia em que será encerrada a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.