Com o apoio do Centro Acadêmico de Economia da UFMS (Caeco-UFMS), do Diretório Central dos Estudantes da Uems (DCE-Uems) e da Polícia Militar (PM-MS), o mandato do deputado federal Vander Loubet está organizando o debate “Conflitos urbanos no Brasil – Black Blocs, Movimento Passe Livre, Mídia Ninja e Anonymous Brasil”. Será nesta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 9 horas, no Anfiteatro do CCHS, no campus da UFMS em Campo Grande.

O objetivo é analisar e discutir estes movimentos sociais que mexeram com a sociedade brasileira não apenas no mês de junho mas também em outras ocasiões. “Queremos debater esse assunto sem a intenção de criminalizar ou de apoiar, mas com o intuito de compreender melhor esses movimentos, suas motivações, seus métodos, suas ideologias”, explicou Vander Loubet.

O evento é aberto ao público e contará com a palestra da Drª. Esther Solano, professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que estará na Capital para ministrar uma aula aos tenentes-coronéis da PM-MS que participam do Curso Superior de Polícia.

Esther é uma das principais estudiosas das manifestações ocorridas no Brasil este ano e já teve artigos e análises publicadas em jornais como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além de ter concedido entrevistas à telejornais da capital paulista sobre esse tema.

Estarão na mesa para debater o tema a Drª. Ynes Félix (professora da Faculdade de Direito da UFMS), a Drª. Jacy Curado (professora de Psicologia Social da UFGD), o coronel Gustavo David Gonçalves (coordenador do Curso Superior de Polícia da PM-MS), além do deputado Vander Loubet.