Crianças submetidas a quimioterapia têm risco maior de doença cardíaca
As crianças que são submetidas a tratamentos quimioterápicos para tratamento de câncer correm um risco maior de desenvolver doenças cardíacas precoces, sugere um novo estudo. Os cientistas sabem há muito tempo que pacientes que venceram o câncer na infância estão muito mais propensos a desenvolverem doenças cardiovasculares quando adultos devido aos danos que os tratamentos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As crianças que são submetidas a tratamentos quimioterápicos para tratamento de câncer correm um risco maior de desenvolver doenças cardíacas precoces, sugere um novo estudo.
Os cientistas sabem há muito tempo que pacientes que venceram o câncer na infância estão muito mais propensos a desenvolverem doenças cardiovasculares quando adultos devido aos danos que os tratamentos com radioterapia e a quimioterapia causam ao coração. No entanto, o novo estudo, apresentado semana passada no congresso da Associação Americana de Cardiologia, foi um dos primeiros a demonstrar que esse risco é maior quando o paciente que superou o câncer ainda é criança.
Os pesquisadores analisaram 319 meninos e meninas menores de 18 anos que realizaram quimioterapia para tratamento de leucemia ou outros tumores malignos. Os participantes tinham recebido o diagnóstico da doença há no mínimo 5 anos no momento do estudo.
Quando as crianças foram comparadas a 208 irmãos de idades semelhantes, os pesquisadores descobriram uma redução de aproximadamente 10% na saúde arterial, juntamente com indícios de doenças cardíacas prematuras.
Os pesquisadores afirmaram que foi difícil identificar os riscos associados a agentes quimioterápicos específicos. Todavia, eles recomendaram aos médicos que monitorem a saúde cardíaca dos pacientes jovens com câncer após o tratamento, e incentivem as opções e comportamentos que melhorem a saúde cardiovascular.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com atraso em cirurgias, sistema de refrigeração estraga e Santa Casa muda CTI do Trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.