Corumbá recebe a Caravana Binacional Pantaneira a partir do dia 19

Acontece de 19 a 26 de outubro a Caravana Binacional Pantaneira, tendo como o município de Corumbá como ponto de partida. O evento acontece pela primeira vez no país e reunirá motociclista e quadriciclistas do Brasil, Bolívia e Europa. Será uma aventura pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense até chegar a Campo Grande, passando por áreas alagadas, chapadas, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acontece de 19 a 26 de outubro a Caravana Binacional Pantaneira, tendo como o município de Corumbá como ponto de partida. O evento acontece pela primeira vez no país e reunirá motociclista e quadriciclistas do Brasil, Bolívia e Europa.

Será uma aventura pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense até chegar a Campo Grande, passando por áreas alagadas, chapadas, morrarias e cerrado. O itinerário escolhido será o mesmo utilizado pelas comitivas de gado, em período de cheia no Pantanal, quando os peões são obrigados a percorrer longas distâncias, retirando o gado das áreas alagadas, levando-os para regiões mais altas.

Batizada de “Comitiva Pantaneira” o ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira, será em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, no dia 19, no Centro de Convenções e haverá uma série de apresentações culturais, exposições de artesanato local e cadastramento dos participantes. Para um dos idealizadores da Caravana no país vizinho, Juan Carlos Salvatierra, o roteiro é uma nova forma de fazer turismo.

De lá, o grupo segue para o Lampião Aceso, passando pela Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque (região das águas), seguindo para os trechos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana. O trajeto a ser cumprido pelos quadriciclos e pelas motos será sempre por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana.

O projeto visa, por meio do esporte, resgatar a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso Pantanal, permitindo conhecer os métodos utilizados pelos peões durante as comitivas, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.

As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site www.caravanapantaneira.com.br ou pelo telefone (67) 3213-1876.

Conteúdos relacionados