Contra violência, ministros propõem cadastro de torcedores e perda de pontos

Depois da briga chocante em Joinville, no jogo entre Vasco e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro, dois ministros brasileiros se reuniram, nesta quinta-feira, para discutir o assunto. Aldo Rebelo, do Esporte, e Eduardo Cardozo, da Justiça, apresentaram propostas para promover a paz nos estádios. Eles querem um novo cadastro de torcedores e também punir clubes com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois da briga chocante em Joinville, no jogo entre Vasco e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro, dois ministros brasileiros se reuniram, nesta quinta-feira, para discutir o assunto. Aldo Rebelo, do Esporte, e Eduardo Cardozo, da Justiça, apresentaram propostas para promover a paz nos estádios. Eles querem um novo cadastro de torcedores e também punir clubes com perdas de pontos.

A reunião aconteceu em Brasília e contou também com representantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça e da Confederação Brasileira de Futebol. Depois de conversarem, eles anunciaram as propostas em uma entrevista coletiva e também no Twitter.

Assim como Aldo Rebelo já tinha manifestado anteriormente, uma medida essencial para melhor segurança nos estádios é fazer a unificação dos procedimentos de segurança, principalmente no que diz respeito ao cadastro de torcedores brigões.

Os ministros querem que todos estádios tenham conhecimento sobre as punições dadas a essas pessoas. No caso da briga de torcedores do Atlético-PR e do Vasco, por exemplo, foi identificado que um dos agressoresesteve tanto na confusão com corintianos, em Brasília, quanto no confronto em Joinville.

Outra proposta atinge diretamente os clubes. Os ministros querem que, “além de pagar multa, os clubes tenham punição técnica em caso de violência nos estádios”, divulgou o Twitter do Ministério do Esporte, afirmando ainda que “a punição técnica pode representar perda de pontos nos campeonatos em casos de violência”.

A briga tem desencadeado uma série de protestos e pode causar punições aos dois clubes. O Vasco, que pode perder o mando de campo em até dez partidas, entrou com recurso para ganhar os pontos do jogo – em campo a partida foi 5 a 1 para os paranaenses. O clube carioca alega que a partida não poderia ter ficado paralisada por 71 minutos. Caso o STJD aprove esse recurso, o Vasco se salvará do rebaixamento.

Já o Atlético-PR, que tinha o mando de campo da partida, pode perder até 20 mandos de jogo, já que a torcida organizada Os Fanáticos é reincidente em brigas nesta temporada – já tinha feito um confronto contra torcedores do Coritiba em clássico disputado no Campeonato Brasileiro deste ano.

Conteúdos relacionados