Com balões e folhetos explicativos, rede feminina de combate ao câncer busca conscientização

A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove nesta terça-feira uma ação de conscientização do câncer de mama. Para mostrar às mulheres a importância de fazer os exames preventivos, as voluntárias percorreram as ruas do centro de Campo Grande e entregaram fitas rosas que simbolizam a campanha “Outubro Rosa”, balões cor de rosas e folhetos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove nesta terça-feira uma ação de conscientização do câncer de mama. Para mostrar às mulheres a importância de fazer os exames preventivos, as voluntárias percorreram as ruas do centro de Campo Grande e entregaram fitas rosas que simbolizam a campanha “Outubro Rosa”, balões cor de rosas e folhetos explicativos, com dados e informações da doença.

A caminhada começou em frente ao Hospital do Câncer e andou pelas principais ruas do centro da Capital. A dona de casa Neiva Espíndola Vasques, 64 anos, que foi abordada pelas voluntárias salienta a importância do trabalho da Rede Feminina. “Muito importante o trabalho da Rede Feminina porque lembra as pessoas da importância de realizar os exames. Todo ano faço o exame, amanhã mesmo eu já marquei. Faço porque é importante saber como está a nossa saúde”, emenda.

Diretora presidente da Rede de Combate ao Câncer, Cleuza Vasconcelos, pontua que neste mês acontece a Semana da Conscientização do Outubro Rosa, e que desde que o evento foi criado e os trabalhos de prevenção vêm sendo feitos com mais regularidade o número de casos de câncer vem diminuindo e os casos descobertos com mais antecedência, o que aumenta a possibilidade de cura.

“A mulheres não faziam o exame, não se tocavam, ai quando descobriam o câncer já estava avançado. Quando o câncer é diagnosticado na fase inicial, tem 90% de chance de curar”, lembra a Vasconcelos.

Segundo o médico oncologista do Hospital do Cancer Alfredo Abrão, Fabrício Silva, em Mato Grosso do Sul, a média é 500 novos casos de câncer de mama ao ano. Nos casos descobertos com antecedência a chance é de 90% de cura e nos tardios 20%.

Exames

Quem quiser fazer exames e ver como está a saúde, o ônibus da Rede Feminina de Combate ao Câncer está diariamente no pátio do Hospital do Câncer, na rua Marechal Rondon esquina com a Ernesto Geisel, das 7 às 19 horas. Os exames são gratuitos e a mulher tem a oportunidade de fazer exames preventivos, de auto-exame, e outros que por ventura sejam necessários.

São realizados na unidade móvel cerca de 60 exames de mamografia durante a semana. Para outubro é esperado um aumento de 40%. O ônibus faz parte de um projeto inovador que teve início em 2011.

Aos sábados, o ônibus vai para o interior do estado oportunizar o serviço em outras cidades, já que o trabalho é feito graças à parceria com as prefeituras da Capital e de cidades do interior do Mato Grosso do Sul.

Para fazer a mamografia na unidade móvel, a mulher precisa ter o encaminhamento feito pelo posto de saúde. Segundo a diretora basta a mulher ir até um posto de saúde e pedir o encaminhamento e levar ao Hopistal do Câncer para ser atendida.

Outubro Rosa

Na segunda semana do Outubro Rosa, a ação será levada para o CEM (Centro de Especialidades Médicas), onde as voluntárias da Rede Feminina realizarão o trabalho de conscintização. Já na terceira semana, as orientações serão feitas na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Universitário.

Conteúdos relacionados