CineMis exibe hoje três curtas-metragens paraguaios

O Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta entre os dias 13 e 17 de maio filmes da Mostra Cinema Paraguaio. As exibições estão dentro da programação da 11ª Semana de Museus e acontecem sempre às 19 horas, com entrada franca. A Mostra Cinema Paraguaio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta entre os dias 13 e 17 de maio filmes da Mostra Cinema Paraguaio. As exibições estão dentro da programação da 11ª Semana de Museus e acontecem sempre às 19 horas, com entrada franca.

A Mostra Cinema Paraguaio conta com a parceria da Associação Colônia Paraguaia de Mato Grosso do Sul e da Associação de Professores de Espanhol do Estado e celebra a o povo, a cultura e a Independência do Paraguai, comemorada no dia 15 de maio.

Apesar de ser de um país vizinho, o cinema paraguaio é pouco conhecido pelos brasileiros e tem uma circulação bastante restrita. “Os filmes escolhidos são muito interessantes, abordando aspectos da cultura paraguaia, passando pela repercussão da Guerra do Paraguai até temas mais recentes”, afirma Mari Néli Dória, uma das curadoras da mostra.

Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão as seguintes películas filmes: 7 Cajas, Hamaca Paraguaia, Guerra del Paraguay e Os Paraguaios e os curta-metragens Los Guaranies de Hoy, Kara’í Norte e 1811 Independencia del Paraguay. Os filmes serão exibidos em idioma original e alguns com legendas em espanhol, uma vez que não existem cópias das obras audiovisuais selecionadas com legendas em português.

“O intercâmbio cultural entre os países da América do Sul é muito importante, porque além de proporcionar uma atividade cultural e de lazer, é uma oportunidade de conhecer e reconhecer um pouco mais de culturas tão presentes em nosso Estado, contribuindo para a democratização cultural e do conhecimento”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

A 11ª Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar as instituições brasileiras com programações em torno de um mesmo tema. Este ano a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País – incluindo o Distrito Federal.

15 de maio (quarta-feira) – Curtas-metragens

Los Guaranies de Hoy – Documentário realizado em Misiones sobre a Aldeia Guarani Guavira Poty onde relatam a sua forma de vida e que como o não índio (paraguaios, bolivianos, argentinos e brasileiros) foram tirando a terra deles. Edição realizada na Escola de Jornalismo de Toulouse – França, com apoio da Reserva Yaguaroundi. Direção: Sébastien Fabre e Léonore Mahieux; documentário, 27min, 2006.

Kara’í Norte – Um homem, uma mulher. Um encontro casual condiciona-os a reviver momentos que ambos estão tentando esquecer. Baseado em um clássico da literatura do Paraguai. Vencedor do prêmio de curtas do Florianópolis AudioVisual Mercosul de 2010 pelo júri oficial. Direção: Marcelo Martinessi; drama, 20 min, 2009.

  

1811 Independencia del Paraguay – Um filme paraguaio animado que narra as façanhas da Independência Paraguaia, baseado na forma de quadrinhos, mas com uma rigorosa fidelidade investigativa, recorre tanto a artigos e documentos de época, assim como a entrevistas, depoimentos e outras expressões como poemas, canções e lendas populares. Direção: Roberto Goiriz; animação, 25 minutos, 2011.

Conteúdos relacionados