Na última quarta-feira (10), foi lançada na cidade de Batayporã, a 306 quilômetro de Campo Grande, a campanha “Povo Educado, Lixo Zero”, que visa conscientizar a população sobre a importância de se manter a cidade limpa. O lançamento da ação, que tem como objetivo aprimorar a coleta de resíduos sólidos para o seu reaproveitamento, ocorreu na Escola Municipal Anísio Teixeira.

De acordo com a engenheira agrônoma Darziza Madalena, que atua como secretária de Meio Ambiente e Turismo do município, serão envolvidos na campanha, além do Poder Público Municipal, todos os seguimentos da sociedade. Ela afirmou que a coordenação da campanha estará a cargo da equipe que atua na secretaria com apoio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

“É importante que a comunidade participe ativamente deste processo. Não podemos mais tratar este assunto como se fosse de segundo plano. Com o aumento dos produtos descartáveis, o lixo vem tomando grandes proporções e, após ser lançado na natureza, se transforma em um problema mundial, causando enormes prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população”, explicou a secretária.

A campanha será iniciada oficialmente no próximo dia 7 de janeiro de 2014 e, de acordo com Darziza, não haverá interrupção, sendo realizada todos os dias. Um caminhão adaptado para a coleta, já está à disposição da secretaria para o início dos trabalhos.

De acordo com o prefeito Beto Sãovesso (PSDB), o município já está prestes a concluir as obras do Aterro Sanitário que, a partir do ano que vem deverá receber todos os resíduos sólidos coletados na cidade. “Precisamos estar atentos às questões ambientais e o lixo é, sem dúvida, um dos itens de primeira preocupação de um gestor publico”, afirmou.

Ainda nas palavras do prefeito, o manuseio correto e a destinação deste produto terá que atender às novas normas que serão aplicadas a partir de 2014. No entanto, é preciso contar com o apoio maciço de toda a comunidade que precisa se conscientizar sobre esta questão.

No ato de lançamento da campanha foram entregues, aos participantes, calendários confeccionados pelos alunos. As peças trazem ilustrações educativas sobre a conservação do meio ambiente. A política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro do ano passado, prevê, entre outras obrigações, a extinção de todos os depósitos de resíduos a céu aberto, os lixões, até 2014.