China torna-se terceiro país a fazer pouso na Lua

O primeiro veículo lunar da China pousou na Lua neste sábado, menos de duas semanas após seu lançamento. Com isso, a China passa a ser o terceiro país – depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética – a realizar esse feito e o primeiro a fazê-lo em mais de três décadas, ressaltou a agência […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro veículo lunar da China pousou na Lua neste sábado, menos de duas semanas após seu lançamento. Com isso, a China passa a ser o terceiro país – depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética – a realizar esse feito e o primeiro a fazê-lo em mais de três décadas, ressaltou a agência chinesa de notícias Xinhua.

A sonda Chang’e-3 vai liberar o Yutu, um robô de exploração de seis rodas e equipado com quatro câmeras e duas pernas mecânicas. O equipamento, movido a energia solar, vai retirar amostras de solo e patrulhar a superfície da Lua a fim de estudar sua estrutura por um período de ao menos três meses.

Na próxima década, a China espera abrir uma estação espacial permanente na órbita da Terra, reportou a agência de notícias CNN.

Vale notar que a sonda Luna 24, da União Soviética, foi a última missão espacial a chegar à Lua em agosto de 1976, quatro anos depois de os Estados Unidos lançarem a missão Apollo 17.

Conteúdos relacionados