Casa do Artesão abre Exposição Temporária com a arte da Cerâmica Terena

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no nesta terça-feira (22), às 17 horas, na Casa do Artesão de Campo Grande a Exposição Temporária “Cerâmica Terena”, que apresenta a arte produzida por núcleos nas aldeias urbanas de Campo Grande Tarsila do Amaral e Marçal de Souza incentivados pelo projeto Artesania. Ministradas pela […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no nesta terça-feira (22), às 17 horas, na Casa do Artesão de Campo Grande a Exposição Temporária “Cerâmica Terena”, que apresenta a arte produzida por núcleos nas aldeias urbanas de Campo Grande Tarsila do Amaral e Marçal de Souza incentivados pelo projeto Artesania.

Ministradas pela artesã Elida Fátima, os cursos que culminaram com a Exposição Temporária capacitaram 60 artesãos indígenas das localidades na criação de peças que usam argila como matéria-prima respeitando as características da cerâmica terena, patrimônio cultural do Estado.

Além de incentivar a criação de núcleos artesanais nas aldeias, os cursos tinham como objetivo resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda nas comunidades nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais.

A Exposição leva ao público uma pequena amostra da cultura Terena. A matéria-prima e a inspiração do artesanato indígena vêm da natureza. O resultado são peças belíssimas, com o perfil sul-mato-grossense.

Incentivo
Com a segunda maior população indígena do Brasil, de mais de 70 mil cidadãos, Mato Grosso do Sul abriga as etnias Atikum, Terena, Nadeva, Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinawa, Guató, Ofaié e Kamba. Cada uma delas resguarda grande parte de seu sistema de significados e valores, produzindo artesanato de espírito coletivo e enriquecendo nossa cultura.

A Fundação de Cultura, em parceria com as comunidades indígenas, prefeituras e assentamentos rurais, realiza desde 2007 o projeto Artesania, que visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul.

O projeto prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.

A mostra “Cerâmica Terena” faz parte do projeto Exposições Temporária da Casa do Artesão 2013 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande. A entrada é franca.

Conteúdos relacionados