Cartório Eleitoral terá sede própria em Amambai

Após funcionar em instalações alugadas por anos, enfim o Cartório Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, com sede em Amambai, terá sede própria. O edifício, avaliado em R$ 440,9 mil reais, esta sendo construído pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), após várias reivindicações do juiz titular da 1ª Vara da Comarca de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após funcionar em instalações alugadas por anos, enfim o Cartório Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, com sede em Amambai, terá sede própria.

O edifício, avaliado em R$ 440,9 mil reais, esta sendo construído pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), após várias reivindicações do juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Amambai, Dr. César de Souza Lima, que em períodos de eleições gerais para escolha de governadores, deputados, senadores e presidência da República, atua como “juiz eleitoral” no âmbito da 1ª ZE.

Nas reivindicações o magistrado ressaltava a necessidade da Justiça Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral que atende 33,5 mil eleitores divididos em dois municípios, 23,7 mil em Amambai e 9,7 mil em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai, ter um local próprio para abrigar a sede do Cartório Eleitoral, garantindo estrutura adequada e segurança aos serventuários da Justiça Eleitoral e principalmente conforto para os eleitores e a população em geral na hora do atendimento.

Cartório será ao lado do Fórum

A sede própria do Cartório Eleitoral da 1ª ZE em Amambai está sendo implantada ao lado do Fórum da cidade.

A doação do terreno por parte do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) para a implantação da obra também foi articulada pelo juiz César de Souza Lima.

Região abriga vários órgãos

Uma das vantagens da instalação da sede própria do Cartório Eleitoral em terreno ao lado do Fórum da Comarca, em Amambai, é a centralização de diversos órgãos de assistência e atendimento a população.

No quarteirão do Fórum também está a sede da Defensoria Pública, que funciona em instalações decidas pelo próprio Poder Judiciário, no edifício do Fórum, a sede do Ministério Público Estadual (MPE) e a 10ª Subseção da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

No quarteirão ao lado, a apenas 100 metros de distância, estão instaladas a Delegacia de Polícia Civil de Amambai e a sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM).

Conteúdos relacionados