Capital só tem nove dos 97 hidrantes aptos a uso em caso de novo mega incêndio

Dos 97 hidrantes existentes em Campo Grande, apenas nove estão funcionando adequadamente. Este foi o resultado de levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros, que cobrou a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo fornecimento de água na Capital, para realizar a manutenção dos equipamentos. Segundo o coronel bombeiro militar Jairo Shoitiro Kamimura, comandante Metropol…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dos 97 hidrantes existentes em Campo Grande, apenas nove estão funcionando adequadamente. Este foi o resultado de levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros, que cobrou a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo fornecimento de água na Capital, para realizar a manutenção dos equipamentos.

Segundo o coronel bombeiro militar Jairo Shoitiro Kamimura, comandante Metropolitano de Bombeiros, a falta de hidrantes prejudica o trabalho da corporação, além de complicar o trabalho contra incêndios.

O coronel lembrou a situação ocorrida na loja Planeta Real, que pegou fogo no dia sete deste mês. Na ocasião, os bombeiros tiveram que abastecer as viaturas com água de lojas vizinhas, já que os hidrantes não estavam funcionando.

“Tivemos uma reunião com a Agência Municipal de Regulação, que trata das concessões públicas, e com a Águas Guariroba, em que apresentamos oficialmente pedido para a manutenção e instalação de novos hidrantes”, afirmou Kamimura.

A maioria dos hidrantes fica no centro de Campo Grande, região que registrou dois incêndio em lojas em pouco mais de duas semanas.

Problema antigo

De acordo com o coronel Kamimura, desde 2010 o Corpo de Bombeiros cobra o reparo dos hidrantes. “Na época teve até um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que tratava da questão, mas até agora apenas 10% dos hidrantes estão funcionando”, lamentou.

Kamimura afirmou que desta vez acredita que a concessionária irá resolver o problema, já que representantes da Águas se mostraram preocupados com incêndios na região central, durante reunião.

Conteúdos relacionados