Campo Grande sedia Festival Internacional de Cinema

Acontece de 21 a 29 de novembro em Campo Grande o FestCine Vídeo América do Sul, que vai reunir produções cinematográficas do Brasil e de países sul-americanos. O festival é uma realização da ACV-MS – Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado e a Fundação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acontece de 21 a 29 de novembro em Campo Grande o FestCine Vídeo América do Sul, que vai reunir produções cinematográficas do Brasil e de países sul-americanos. O festival é uma realização da ACV-MS – Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado e a Fundação Estadual de Cultura.

O festival contará com uma diversificada programação dividida em exibições de curtas e longas metragens, mostra competitiva, mesa de debates e oficinas. As produções de cinema e audiovisual serão exibidas em uma sala do Cinépolis, no Shopping Norte e Sul, e em um drive-in que está sendo montado no estacionamento do shopping.

A abertura será realizada na próxima quinta-feira (21), às 20 horas, com avant premiere do filme Não Eu, do diretor Bruno Benetti. O filme fala de Jorge, um personagem dividido entre dois mundos: o familiar, que lhe traz angústia, e o social, que apesar de ter experimentado com sucesso é questionado o tempo todo. Através dos seus encontros com Leon e Guavira, dois dândis boêmios que sempre estão ao seu lado, ele resolve o que quer e não quer ser.

Durante a solenidade de estreia do festival, dois cineastas sul-mato-grossenses serão homenageados: David Cardoso, que em 2013 completou 50 anos de carreira, e Reinaldo Paes de Barros. Além disso, será lançada a Mostra Competitiva de Longas e Curtas, que terá como júri o público do festival.

De acordo com o Presidente da Associação de Cinema e Vídeo de MS, Orivaldo Mendes Júnior, o FestCine Vídeo América do Sul vai colocar Campo Grande no circuito dos grandes festivais brasileiros de cinema. “Essa é a primeira edição de um evento que, com certeza, fará parte do calendário cultural de Mato Grosso do Sul. Além disso, é uma forma que encontramos de prestigiar a produção regional e promover o encontro de diferentes culturas através do cinema”, afirmou o presidente, ressaltando que o evento também é um encontro de gerações. “Vamos exibir filmes da nova safra de cineastas de MS e de diretores veteranos. Será uma grande troca de experiências”, conclui.

Oficinas e debates – Dentro da programação do FestCine Vídeo América do Sul acontecem as oficinas de roteiro, ministrada por Camila da Costa Aguiar Agostini, Stopmotion – Uma Experiência Lúdica, conduzida pela fotógrafa Elis Regina Nogueira, e de maquiagem e efeitos especiais, com Marynês Bertote Guarda.

Também serão realizados painéis de debates com os temas “Os desafios do audiovisual da América do Sul” e “Film Comission”. Para essa programação foram confirmadas as presenças de Hilton Lacerda, diretor do premiado filme Tatuagem (Prêmios no Festival de Gramado e no Festival do Rio de Janeiro), Mariana Cangas, produtora argentina, Marco Aurélio Ribeiro, vice-presidente da ABD Nacional e presidente da Associação Curta Minas, Ricardo Pieretti Câmara, Presidente da Fundação Nelito Câmara, que realiza o Festival de Cinema de Ivinhema, além de representantes do audiovisual sul-mato-grossense.

Conteúdos relacionados