Campo Grande recebe campanha nacional de segurança em passagens de trem

A ALL (América Latina Logística, pensando cada vez mais na conscientização e segurança dos motoristas e pedestres, realizará na próxima quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Passagens de Nível. A ação, que ocorrerá simultaneamente nos seis estados brasileiros em que a ALL opera, deve beneficiar mais de 10 mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ALL (América Latina Logística, pensando cada vez mais na conscientização e segurança dos motoristas e pedestres, realizará na próxima quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Passagens de Nível.

A ação, que ocorrerá simultaneamente nos seis estados brasileiros em que a ALL opera, deve beneficiar mais de 10 mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul, a cidade escolhida foi Campo Grande, e a campanha acontecerá em um dos locais da cidade onde o trem cruza com o perímetro urbano, no bairro Indubrasil.

Realizada por colaboradores voluntários da ALL com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, a campanha visa orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários ao atravessar a linha férrea, além de reforçar as ações de segurança promovidas pela empresa ao longo do ano.

O reforço é para o fato de que um trem pode levar até um quilômetro até conseguir parar totalmente, mesmo após o acionamento dos freios. É preciso que o motorista fique atento ao cruzar a linha férrea, que é preferencial para os trens, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mesmo com a sinalização nos locais, com as placas de ‘Pare, Olhe, Escute’ e a cruz de Santo André, a imprudência e desatenção dos motoristas são frequentes.

“Promovemos a campanha durante o inverno por ser o período de maior risco de acidentes, devido à incidência de neblina e carros com vidros fechados e embaçados, com poucas condições de visibilidade”, explica a líder da campanha, Franciele Muraro.

Abrangência – As campanhas de conscientização em passagens de nível promovidas pela ALL já atingiram mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a empresa realiza quatro campanhas de PN por mês nas cidades em que opera.

Lei de Trânsito – De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)