Brasilândia realiza campanha para doação de sangue

Brasilandenses interessados em doar sangue poderão realizar em breve este gesto de solidariedade. No dia 28 de fevereiro, quinta-feira, o Hemocentro de Três Lagoas receberá doadores do município de Brasilândia para a ação, que é realizada pelo Governo Municipal de Brasilândia por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação. Os doadores interessados […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Brasilandenses interessados em doar sangue poderão realizar em breve este gesto de solidariedade. No dia 28 de fevereiro, quinta-feira, o Hemocentro de Três Lagoas receberá doadores do município de Brasilândia para a ação, que é realizada pelo Governo Municipal de Brasilândia por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação.

Os doadores interessados deverão procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) e fazer sua inscrição até segunda-feira (25). Conforme os organizadores da ação será disponibilizado gratuitamente transporte para os doadores interessados em participar da campanha na manhã do dia 28, até o Hemocentro de Três Lagoas.

No local, o doador passará por uma triagem e a enfermeira colherá o seu sangue, através de um exame, será detectado se é possível a doação. Depois é feita a orientação para o doador e uma entrevista, e se estiver tudo bem é encaminhado para a doação.

O sangue doado é processado e armazenado no Hemocentro. Dependendo das necessidades é encaminhado para os locais que necessitam do tipo de sangue.

Saiba o que você precisa para doar sangue

Os doadores interessados deverão levar um documento com foto, ter boa saúde, idade entre 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum.

As pessoas que não poderão doar sangue são: quem teve hepatite após 10 anos de idade, doenças de chagas, pessoas com múltiplos parceiros sexuais e que tem relações sexuais sem uso da camisinha, pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis e pessoas infectadas pelo vírus do HIV (Aids) e seus parceiros.

Quando for doar sangue lembre-se de responder corretamente às perguntas durante a entrevista. O sangue seguro começa com doador de sangue.

Doar sangue não afina nem engrossa o sangue. Não engorda, não emagrece, não vicia e faz bem para a consciência. Também é seguro, pois todo material utilizado na coleta de sangue é descartável. Ao doar sangue, você vai ser orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde.

Conteúdos relacionados