Brasilândia passa a ser a 30ª cidade de MS a contar com Biblioteca do Sesi

Em cerimônia com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Brasilândia, Jorge Justino Diogo, inauguraram, nesta segunda-feira (2), a 34ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul, que foi construída em terreno de 660,30 m², localizado na Avenida Manoel […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em cerimônia com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Brasilândia, Jorge Justino Diogo, inauguraram, nesta segunda-feira (2), a 34ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul, que foi construída em terreno de 660,30 m², localizado na Avenida Manoel Vicente, no centro da cidade. “Com essa inauguração, Brasilândia passa a ser a 30ª cidade do Estado a receber uma biblioteca do Sesi e essa nova ferramenta do saber vai proporcionar educação e cultura aos moradores, bem como a qualificação profissional da população”, pontuou.

Sérgio Longen acrescenta ainda que Brasilândia teve um dia atípico, que começou com o lançamento da pedra fundamental do Polo Industrial Arara Azul e termina com a inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi. “Essa biblioteca é um projeto de extrema importância por marcar a entrada do Sistema Fiems em Brasilândia. A unidade servirá para a realização dos cursos de qualificação profissional do Senai na modalidade EaD (Educação a Distância), bem como dos cursos de Educação Continuada do Sesi. Também vamos colocar à disposição da Prefeitura de Brasilândia as unidades móveis do Senai para qualificar a mão de obra local”, informou.

Já o prefeito de Brasilândia, Jorge Justino Diogo, ressaltou que a biblioteca é uma das obras mais importantes para o município porque vai preparar os moradores para o futuro, seja repassando educação e cultura às crianças e aos adolescentes, seja capacitando profissionalmente os adultos para o mercado de trabalho. “Essa obra vai proporcionar muitas melhorias para nossa população e acredito que atrás dela muitas outras ações serão realizadas por aqui, principalmente, na área de qualificação profissional”, declarou.

A unidade

A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi foi construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos do Sesi e Senai, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. A unidade conta com acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet e, além disso, a partir de 2014, receberá os projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores.

Na avaliação da secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a chegada do Sistema Fiems a Brasilândia vai contribuir para o desenvolvimento do município. “Essa biblioteca vai proporcionar inúmeros cursos de qualificação profissional, além de possibilitar o acesso à cultura e à educação”, afirmou.

Para o deputado estadual Paulo Corrêa, a localização da biblioteca do Sesi vai facilitar o acesso dos moradores a tudo que a unidade pode oferecer em termos de educação e cultura e formação profissional, enquanto o superintendente do Sesi, Michael Gorski, completou que a biblioteca vai reforçar a atuação do Sistema Fiems na região que está em forte expansão industrial. “Ela vai preparar os moradores para o mercado de trabalho”, assegurou.

Título de cidadão

Ainda durante a cerimônia de inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Brasilândia, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, da Câmara de Vereadores, o título de cidadão brasilandense proposta pelos vereadores Jorge Daniel Silva de Oliveira, Antônio José da Silva, Evandro Inácio, Domingos Moreira da Silva, Alexandre Rodrigues Carlos, Carlos Amorim de Assis, Cristiane Soncini Saraiva, Joaquim Martos de Moraes e Paulo Sérgio de Abreu pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do município.

“Quero agradecer essa horaria. É muito gratificante esse receber esse reconhecimento pelas ações que desenvolvemos no município por meio do Sistema Fiems. Só tenho a agradecer por esse homenagem, que vem ao encontro das nossas iniciativas em prol do desenvolvimento industrial de Brasilândia”, disse Sérgio Longen.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Brasilândia, Jorge de Oliveira, a concessão do título de cidadão brasilandense foi a forma encontrada pela Casa de Leis para agradecer ao presidente Sérgio Longen. “O presidente da Fiems é um grande companheiro de Brasilândia. Ele tem nos atendido em vários pedidos, como a construção da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi e a instalação das salas de aula móveis do Senai. O mais novo cidadão de Brasilândia, senhor Sérgio Longen, tem demonstrado muito comprometimento com a nossa cidade”, afirmou.

Conteúdos relacionados