Baixa umidade do ar em São Paulo favorece problemas respiratórios, alerta secretaria

A baixa umidade do ar registrada nestes últimos dias na capital paulista favorece o surgimento de problemas respiratórios. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Segundo a secretaria, as consequências do tempo seco para a saúde implicam desde a ardência e irritação nos olhos e na garganta, até a tosse […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A baixa umidade do ar registrada nestes últimos dias na capital paulista favorece o surgimento de problemas respiratórios. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Segundo a secretaria, as consequências do tempo seco para a saúde implicam desde a ardência e irritação nos olhos e na garganta, até a tosse seca e boca seca, podendo evoluir para doenças crônicas, tais como a asma. Também é comum neste período o aumento da incidência de coriza e febre.

As internações por causa de problemas respiratórios costumam aumentar cerca de 30% nesta época do ano. A maior parte das internações são crianças entre 0 e 14 anos de idade. Para evitar ou minimizar os problemas, a secretaria informa que é necessário beber bastante líquido, evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 17h, evitar lugares fechados e com grande aglomeração e deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir.

Para amanhã (14), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê mais um dia de sol e de tempo seco em São Paulo. A umidade relativa do ar deve ficar baixa nas horas mais quentes do dia, oscilando em torno de 30%.

Conteúdos relacionados