Auditoria encontra 58 irregularidades na Santa Casa, afirma secretário

Uma das irregularidades detectadas foi o comprometimento de 86% dos repasses do SUS com pagamento de pessoal.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma das irregularidades detectadas foi o comprometimento de 86% dos repasses do SUS com pagamento de pessoal.

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, afirmou que enviou ao prefeito Alcides Bernal (PP), nesta segunda-feira (20), um relatório conclusivo sobre a auditoria feita quanto à gestão de recursos repassados pela Prefeitura de Campo Grande para a Santa Casa nos quatro primeiros meses de 2013. No relatório foram apontados 58 tipos de irregularidades encontradas na forma de utilização deste recurso.

“Como exemplo é a utilização de 86% do repasse feito pela prefeitura somente para a folha de pagamento”, explicou Ivandro. Ou seja, o valor comprometido com a folha seria de R$ 12,5 milhões, visto que mensalmente a prefeitura repassa R$ 14,5 milhões.

Outros apontamentos da auditoria que Ivandro considerou mais graves são quanto o sucateamento dos equipamentos e quanto à infraestrutura do prédio. “O prefeito também está revendo todos os contratos da Santa Casa. Nosso foco são as questões administrativas e não quanto ao atendimento médico”, esclareceu.

De acordo com o secretário apesar dos problemas a Santa Casa não irá fechar as portas e mesmo com a comprovação de irregularidades o atendimento não será prejudicado. “É necessário rever o plano operativo da Santa Casa e elaborar metas qualitativas e quantitativas para também se ter um plano financeiro que dê suporte e equilíbrio para o hospital”, concluiu o secretário.

Pagamento da dívida

Bernal informou, por meio do secretário municipal de Saúde, que irá tomar conhecimento total do relatório da auditoria para depois divulgar se a prefeitura irá colaborar com o pagamento dos juros da dívida, após a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) discursar hoje em evento de devolução da Santa Casa para a Associação Beneficente de Campo Grande pedindo a colaboração da administração municipal para o pagamento.

Conteúdos relacionados