Atletas de MS se preparam para brilhar nas Paralimpíadas Escolares 2013

Considerado o maior evento escolar paralímpico do mundo, as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 25 a 29 de novembro. Mais de 1.200 estudantes de 12 a 20 anos disputarão dez modalidades na capital paulista: bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Considerado o maior evento escolar paralímpico do mundo, as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 25 a 29 de novembro. Mais de 1.200 estudantes de 12 a 20 anos disputarão dez modalidades na capital paulista: bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo. A cerimônia de abertura será no Auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi, às 16h30, e a festa de encerramento acontecerá no mesmo local às 18 horas da sexta-feira, 29.

A delegação de Mato Grosso do Sul que participará do evento será composta por 111 pessoas entre atletas, técnicos, staff, além de representantes da Fundesporte, que atuará como coordenadora da delegação. Nossos atletas disputarão as seguintes modalidades: atletismo, boxa, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e natação.

Participam atletas com deficiências físicas, intelectual e visual dos municípios de: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Paranhos, Rio Brilhante e Camapuã.

A saída da delegação acontecerá no aeroporto de Campo Grande neste domingo (24) em dois horários (3h55 e 9h05). Visando ao conforto de nossos atletas, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte, cedeu passagens aéreas para toda a delegação.

Histórico

Com a finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Estado de São Paulo, e com a prefeitura da capital paulista, tem recebido uma resposta muito positiva dos participantes das Paralimpíadas Escolares.

Realizado desde 2006, o evento contará com a participação de atletas de todos os Estados do País além do Distrito Federal. A edição 2013 marca a estreia de tocantinenses e roraimenses.

Também é notável um crescimento no número de participantes. Neste ano, 1.300 estudantes se inscreveram contra 1.164 do ano passado. Para se ter uma ideia da evolução das adesões, em 2009, por exemplo, eram 525 participantes.

A modalidade que mais terá competidores é o atletismo com 456 inscritos. A propósito, foi nas Paralimpíadas Escolares que surgiram grandes talentos como Alan Fonteles, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 nos 200m, e ouro nos 100m, 200m e 400m no Mundial de Lyon-2013, na França.

Outro valor que surgiu na competição foi a carioca Alice Correa. Hoje, aos 17 anos, ela colhe bons resultados como o ouro nos 200m no Para Pan-Americano de Jovens, em Buenos-Aires, Argentina, no último mês de outubro.

As Paralimpíadas Escolares encerram o calendário anual de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Conteúdos relacionados