Após carnaval, integração avança na fronteira Brasil-Paraguai
Autoridades municipais brasileiras e paraguaias estão implementando uma agenda de trabalho e costurando um amplo e inédito acordo para promover ações integradas na região de Porto Murtinho. Na prática, as necessidades pontuais mais prementes estão nas áreas de saúde, logística, emprego e transporte, os setores mais deficientes no interior do Paraguai. Do lado brasileiro, o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades municipais brasileiras e paraguaias estão implementando uma agenda de trabalho e costurando um amplo e inédito acordo para promover ações integradas na região de Porto Murtinho. Na prática, as necessidades pontuais mais prementes estão nas áreas de saúde, logística, emprego e transporte, os setores mais deficientes no interior do Paraguai. Do lado brasileiro, o prefeito murtinhense Heitor Miranda dos Santos (PT) quer diversificar a economia sustentável e capacitar as boas condições de seu município para, entre outros avanços, potencializar a indústria do turismo e criar em toda faixa terrestre e fluvial dos dois países um território de excelência para pesquisas e investimentos turísticos de diferentes modalidades.
“Para atingirmos esses objetivos, precisaremos de infraestrutura, logística, intermodalidade de transportes, qualificação de mão-de-obra e uma efetiva cooperação local. Em seguida, vamos buscar o suporte dos governos estadual e federal, chamar a iniciativa privada e trazer o apoio político necessário”, afirmou Heitor. No sábado, 16, ele foi até à cidade paraguaia de Vallemy, acompanhado dos secretários e gerentes de Infraestrutura (o vice-prefeito José Gomes Malaquias Sobrinho), Turismo (Conceição Montanheri), Cultura (Elizete Guimarães) e Juventude (Teylor Fuchs), além do ex-vice-prefeito e empresário Flávio Queiroz.
RETRIBUIÇÃO – Recebido pelo prefeito Celso Ovelar e assessores, Heitor retribuiu a visita das autoridades paraguaias e do Grupo de Dança Rainhas de Vallemy, que se exibiu com grande sucesso no carnaval murtinhense, o PortoFolia 2013, dando início ao que já vem sendo visto como início de um processo de integração cultural e de conhecimentos de histórica importância para a fronteira. Nas conversas com os vizinhos paraguaios e nas entrevistas à emissora de rádio local, Heitor e Malaquias reafirmaram a confiança no futuro da região. Para exemplificar, Heitor observou que a riqueza mineral de Vallemy – conhecida como capital do cimento – não pode ser menosprezada, assim como a exuberância da natureza e do patrimônio ecoambiental.
“Com diálogo, respeito e espírito de cooperação mútua, os dois países podem tirar melhor proveito dessas dádivas de Deus. São riquezas criadas para que gerem frutos a todas as pessoas, não somente a alguns. O desenvolvimento sustentado, o turismo consciente e a valorização efetiva das pessoas como protagonistas desse processo são razões que unem ainda mais as nossas administrações”, disse Heitor ao referir-se ao entendimento que vem realizando com o colega de Vallemy.
ESTRADA E PONTE – Os visitantes foram ainda conhecer as obras de pavimentação asfáltica no trecho de 182 km entre as cidades de Concepción e Vallemy. O investimento é financiado por bancos internacionais e o trecho deve estar concluído até o final deste ano. Por essa razão, o governo paraguaio quer a posição dos brasileiros sobre o antigo projeto de construção de uma ponte sobre o rio Apa, que encurtará fisicamente a distância entre os dois países.
Heitor disse que já está empenhado em acelerar as gestões sobre esse investimento e se comprometeu a buscar as informações junto a deputados, senadores e o governo brasileiros. Outra visita na agenda foi ao sítio mineral onde se produz toda a matéria-prima utilizada na pavimentação asfáltica. Heitor classificou a produção como “ouro preto”, pelo valor que tem a matéria-prima em relação ao preço praticado no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.