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ANTT estuda três traçados para implantação de ferrovia que ligará Maracaju ao Paraná

A Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou um estudo que mostra a viabilidade de três diferentes traçados para a implantação de uma ferrovia que ligará a cidade de Maracaju (MS) ao município de Lapa (PR). O tempo de implantação previsto para qualquer uma das três alternativas propostas será de cinco anos. Foi estudada a caracterização […]
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou um estudo que mostra a viabilidade de três diferentes traçados para a implantação de uma ferrovia que ligará a cidade de Maracaju (MS) ao município de Lapa (PR). O tempo de implantação previsto para qualquer uma das três alternativas propostas será de cinco anos.

Foi estudada a caracterização socioeconômica da região de 13 municípios do Estado do Mato Grosso do Sul e de 39 municípios do Estado do Paraná que serão afetados por qualquer um dos três traçados.

Na alternativa nº 1 a ferrovia sairia de Maracaju, passaria direto para Eldorado, Japorã e Mundo Novo, passando para o Estado do Paraná por Guaíra e chegando a Lapa. Na opção proposta de nº 2, o traçado muda apenas no estado vizinho, que em vez de passar perto de Lapa para chegar ao porto final, passaria por Palmeiras. Já a rota de nº 3 o traçado muda em Mato Grosso do Sul e passaria mais próximo das cidades de Juti, Naviraí e Itaquiraí, em vez de passar mais próximo a Amambaí, como sugerem os traçados nº 1 e nº 2.

O estudo divulgado pelo Ministério dos Transportes aponta que para o primeiro traçado a ferrovia teria uma distância total de 978km e um investimento de R$ 7.165.555.286,00. Já para a alternativa nº 2, seria uma ferrovia de 970Km e gastaria R$ 9.025.731.345,00. A opção de nº 3 será o trajeto mais longo, de 1.018 km, porém um investimento menor de R$ 6.889.562.444,00.

As informações para o levantamento final levaram em conta dados relativos ao uso do solo; estimativa dos custos de desapropriação;suficiência estrutural e estado de conservação das estruturas; localização de linhas de transmissão de energia; localização e natureza de outras obras dos serviços públicos; restrições ambientais, áreas de uso especial; características técnicas e operacionais (traçado, geometria, relevo, volumes de terraplenagem, custos de transportes, etc); custos e benefícios sociais do empreendimento e captação de demanda.

Também foram levados em consideração os estudos das alternativas de traçados as áreas especiais como as áreas indígenas, quilombolas, áreas de preservação permanente, áreas de recursos hídricos, para que não sejam prejudicados com a implantação da ferrovia.

Apenas na alternativa de traçado nº 3 passaria por aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul entre os municípios de Jarará a Juti, sobre as etnias Guarani (579 habitantes) e em Porto Lindo a Japorã, para os indígenas Guarani Nhandiva (4.800 habitantes). Já no Estado do Paraná, os três traçados passam próximos aos índios Kaingang.

Tomada de subsídios

A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas divulgou ontem (21) no Diário Oficial da União a Tomada de Subsídios nº 009/2013, com o objetivo de obter contribuições e informações adicionais para a conclusão dos Estudos Preliminares, que finalizará as condições impostas pela concessão à iniciativa privada.

As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até as 18 horas do dia 21 de junho de 2013, por meio do formulário disponível no site da ANTT pelo www.antt.gov.br ou via carta para o endereço Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 Brasília – DF, CEP: 70200-003.

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