Agência canadense espionou Ministério de Minas e Energia
A agência de inteligência do Canadá (a CSEC) monitorou as comunicações feitas pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil. O país da América do Norte é sede de algumas das maiores empresas de mineração do mundo. No ministério são guardadas informações estratégicas que podem servir, por exemplos, a companhias interessadas em obter vantagens em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A agência de inteligência do Canadá (a CSEC) monitorou as comunicações feitas pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil. O país da América do Norte é sede de algumas das maiores empresas de mineração do mundo. No ministério são guardadas informações estratégicas que podem servir, por exemplos, a companhias interessadas em obter vantagens em leilões de energia. As informações são do Fantástico.
A reportagem é baseada em um documento divulgado por Edward Snowden, ex-analista de da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês), sobre uma reunião da CSEC com países parceiros, entre eles, os Estados Unidos. A reunião mostra um programa de espionagem dos canadenses, chamado de Olympia.
Com a ferramenta, a CSEC conseguiu monitorar e-mails e telefonemas de autoridades brasileiras. Não há indicação de que o conteúdo das conversas foi acessado, apenas quem falou com quem, como, onde e como. Contudo, na reunião é sugerida uma operação conjunta com os Estados Unidos para uma invasão nos servidores do ministério responsáveis pela segurança da comunicação.
“É um fato grave que merece repúdio”, diz o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que lembra que a presidente Dilma Rousseff criticou na ONU os métodos de espionagem dos Estados Unidos.
O governo do Canadá disse à reportagem que não comenta assuntos de segurança nem de inteligência no exterior. A NSA também disse que não vai comentar assuntos de Inteligência e que os Estados Unidos estão revisando os seus meios de inteligência.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.