A cinco dias das convenções, partidos não têm candidatos em eleições fora de época

A cinco dias das convenções, partidos ainda não bateram o martelo em torno dos candidatos a prefeito e vice de Caracol, Jardim, Bela Vista e Figueirão. Nos municípios, as eleições de outubro foram anuladas por conta de irregularidades na campanha dos vencedores e novo pleito está previsto para 7 de julho. Na próxima terça-feira (21), […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cinco dias das convenções, partidos ainda não bateram o martelo em torno dos candidatos a prefeito e vice de Caracol, Jardim, Bela Vista e Figueirão. Nos municípios, as eleições de outubro foram anuladas por conta de irregularidades na campanha dos vencedores e novo pleito está previsto para 7 de julho.

Na próxima terça-feira (21), encerra o prazo para os partidos escolherem os candidatos, mas a indefinição é geral e dirigentes correm contra o tempo para definirem o impasse. Alguns, inclusive, ainda esperam reverter a cassação com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Jardim, partidos, como PMDB, PT, PDT e PSDB que protagonizaram a eleição passada, devem deixar para os minutos finais a decisão. Os tucanos tentam ficar com a vaga de candidato a prefeito, antes ocupada pelo PMDB. 

Entre os nomes cotados estão os vereadores Guilherme Monteiro (PSDB), e professor Serginho (PSDB). O PMDB, por sua vez, insiste na candidatura de Carlinhos Grubert, derrotado em outubro por doutor Marcelo (PDT). Correm por fora, segundo o deputado Márcio Monteiro (PSDB), os vereadores Glaucio (DEM) e Claudinha (PMDB).

O PT trabalha para emplacar a candidatura do vice de doutor Marcelo, Ernei Barbosa (PT). “Mas ainda acreditamos conseguir reverter a cassação com recurso no TSE”, frisou o presidente regional do partido, Marcus Garcia.

Em Bela Vista, o PMDB, segundo o senador Waldemir Moka (PMDB), também acredita em mudar o quadro e garantir a permanência de Abraão Armoa Zacarias (PMDB) e de seu vice, Luis Alexandre Loureiro (DEM), no comando da prefeitura. Neste sentido, ele evitou ventilar nomes para concorrer ao cargo. Pelo PSDB, quem concorre em Bela Vista, é o candidato Pitty.

Já o PSB trabalha para reeditar parceria com o PT e repetir a “dobradinha” de Renato de Souza Rosa (PSB) com Roney Simões (PT). “Perdemos por apenas 80 votos”, comentou Marcus Garcia.

Em Caracol e Figueirão, da mesma forma que em Jardim, o PMDB encomendou pesquisa de opinião pública para definir o rumo na eleição fora de época. “Na segunda-feira (20), vamos nos reunir para decidir o que fazer”, informou o presidente regional do partido, deputado Júnior Mochi (PMDB).

Em Figueirão, o PT está entre lançar o vereador Beníficio (PT) na corrida pelo comando da prefeitura ou apoiar Rogério Rosalin (PMDB), candidato a vice de Getúlio Barbosa (PMDB), eleito prefeito e cassado pela Justiça Eleitoral.

Em Caracol, os petistas foram os alvos da cassação e planejam lançar as esposas do prefeito e do vice, respectivamente, Célia Viais (PT) e Cristina Rodrigues Godoy (PSDB), na disputa eleitoral. No município, o prefeito Manoel Viais (PT) e seu vice, Horácio Junior (PSDB), perderam os mandatos.

Passada as convenções, os partidos tem até 24 de maio para registrar as candidaturas. A propaganda eleitoral será permitida de 25 de maio a 6 de julho, e a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, entre os dias 15 de junho a 04 de julho.

Conteúdos relacionados