Vaticano prende suspeito de vazar documentos confidenciais

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira a prisão de um homem suspeito de envolvimento em um escândalo de vazamento de documentos secretos. A agência Ansa afirmou que o suspeito é Paolo Gabriele, “ajudante de quarto” do papa Bento 16, uma informação não confirmada oficialmente. O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, se recusou a dar detalhes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira a prisão de um homem suspeito de envolvimento em um escândalo de vazamento de documentos secretos. A agência Ansa afirmou que o suspeito é Paolo Gabriele, “ajudante de quarto” do papa Bento 16, uma informação não confirmada oficialmente.

O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, se recusou a dar detalhes sobre o suspeito, informando apenas não se tratar de um padre. Ele estaria em posse de documentos confidenciais.

O Vaticano está no centro de um escândalo envolvendo o vazamento de documentos para a mídia italiana, alguns deles cartas pessoais para o papa Bento 16.

Alguns documentos envolviam acusações de corrupção, mau gerenciamento e nepotismo, além de desacordos internos sobre o gerenciamento do Banco do Vaticano.

O papa, que disse estar chocado e entristecido com os vazamentos, exigiu diversas investigações, incluindo uma comandada pela polícia do Vaticano e outra por uma comissão de cardeais.

O presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, foi destituído pelo conselho da instituição na quinta-feira.

 

Conteúdos relacionados